Kawagoe – A polícia japonesa tenta entender o que levou um idoso de 71 anos a abandonar uma garrafa de urina no quintal da casa de um outro idoso, também com idade na faixa de 70 anos.
O caso aconteceu na cidade de Kawagoe (província de Saitama). De acordo com o portal japonês Real Live, a vítima já havia denunciado para a polícia local o homem que ficava rondando a casa e o perseguindo.
Segundo informações da polícia local, entre maio deste ano e o último dia 9, o idoso deixou a garrafa com a urina dele mesmo no quintal da casa. A vítima denunciou e a polícia passou a fazer uma ronda para tentar descobrir quem era o criminoso.
No último dia 13, a polícia localizou o homem suspeito perto da casa da vítima e o abordou. Ele disse que queria “causar problemas” ao morador e confessou ter deixado a garrafa de urina.
O idoso foi preso na conformidade da lei de prevenção ao comportamento inadequado (Meiwaku Boshi Jorei), muito comum no Japão. Esta lei pune qualquer indivíduo que cause perturbação pública.
O caso ainda não foi esclarecido e intrigou os policiais, pois o homem que cometeu o crime e a vítima não se conheciam. A polícia ainda está investigando o que levou o idoso a perserguir e perturbar o morador.
Leia também: Bairro em Tóquio suspende coleta de lixo não queimável depois que 16 funcionários contraíram covid-19.
Outros casos de garrafa de urina
Não é a primeira vez que um caso de abandono de um recipiente com urina resulta em prisão no Japão. Em agosto de 2020, um caso parecido foi registrado na cidade de Gifu. Na época, um homem de 62 que estava desempregado abandonou na rua seis latas de urina e uma embalagem de marmita (bentô) com excrementos. Ele foi preso pela lei de tratamento de lixo.
Com relação a este crime, o homem contou aos políciais que estava com um problema na descarga do banheiro de seu apartamento.
Ele disse que não estava conseguindo fazer as necessidades fisiológicas em casa, então decidiu utilizar embalagens descartáveis e jogar na rua, porque acreditou que alguém faria a limpeza.
É muito comum que garrafas de urina, principalmente garrafas pet, sejam abandonadas em beira de estradas no Japão. Em 2019, na província de Hokkaido, um grupo de voluntários decidiu fazer a limpeza na beira de uma estrada na cidade de Hidaka.
O grupo encheu 35 sacolas plásticas e esvaziou mais de 50 garrafas de urina, que foram jogadas por motoristas pela janela do carro.
O caso do idoso que abandonou a garrafa no quintal de uma casa gerou repercussão e de acordo com a reportagem, muitos japoneses falaram sobre o medo de acabar vítima deste tipo de ato desagradável.
“Muito medo disso. Não consigo pensar como alguém poderia fazer uma coisa dessas com um ser humano que nem conhece”, disse um comentário.
“Por que será que isto está acontecendo? Acho que as pessoas ficaram sem emprego na pandemia, passam muito tempo em casa e então querem cometer algum crime”, disse outro.