Koga – Tropas russas invadiram a Ucrânia há mais de dois meses, dando inicio a uma guerra que trouxe destruição, mortes, sofrimento e uma escalada de tensões entre o país comandado por Vladimir Putin e nações ocidentais e aliadas dos Estados Unidos.
O conflito aumentou temores que lançam suas sombras pelo mundo desde os tempos da Guerra Fria, como a possibilidade de uma terceira guerra mundial e de explosões de bombas nucleares. O Japão pode não estar no centro do conflito atual, mas para uma nação que foi a única a viver os horrores de uma bomba nuclear, prevenir nunca é exagero.
Segundo uma reportagem da emissora Fuji TV, a escalada de tensões com a Rússia fez aumentar o interesse pela instalação de bunkers: um abrigo subterrâneo que é capaz de garantir a segurança durante uma guerra e explosões de bombas.
Os japoneses estão assustados com a possibilidade de o país se envolver em uma guerra algum dia e não ter para onde correr. A presença de um abrigo subterrâneo em casa pode garantir uma proteção imediata para o caso de um conflito repentino.
Uma das empresas que vem registrando um aumento no número de clientes é a Ancar Housing, da cidade de Koga (província de Ibaraki). Na cidade, há uma amostra de um dos tipos de bunkers que a empresa constrói e que é o modelo mais popular.
O abrigo tem paredes de ferro de 6mm de espessura e cerca de 4 metros de altura. Por dentro, são 2,4 metros por 3,6 metros.
Parece uma grande caixa, que permite instalar beliches, tem um equipamento para filtrar o ar e o banheiro é opcional. Por baixo, há ainda uma dispensa onde é possível colocar alimentos e bebidas o suficiente para alimentar quatro pessoas durante duas semanas inteiras.
Leia também: Japão enfrenta dias intensos de chuva nesta semana; tempo instável deve se instalar em todo o país.
Construção de um abrigo subterrâneo
Em entrevista para a emissora Fuji, o presidente da Ancar Housing, Kazumi Yoshiyama, contou que tem recebido muita procura por abrigos subterrâneos e conversado com clientes por telefone que se dizem muito assustados. Há sempre riscos de guerra e um investimento capaz de garantir a segurança da família pode ser valioso.
“Os clientes ligam e nos dizem que estão muito preocupados em proteger suas famílias, nós podemos oferecer isto a eles”, comentou.
Instalar um bunker pode parecer caro e complexo, mas não se trata de uma construção de longo prazo. Segundo a Ancar Housing, o abrigo é instalado no quintal ou garagem de casa e fica pronto em um mês. O custo total é de ¥15 milhões, mas pode variar de acordo com o modelo escolhido.
Em 2017, quando a escalada de tensões entre a Coreia do Norte e Estados Unidos aumentou os temores na população japonesa, ocorreu um fenômeno parecido. Na época, Kim Jong-un, o líder norte-coreano, ameaçava atacar a ilha norte-americana de Guam e lançava mísseis frequentes na direção do Mar do Japão.
Não deu outra. Muitas pessoas correram atrás de empresas de bunkers para saber mais sobre a instalação de abrigos subterrâneos em casa. Pouco depois, a situação se acalmou, mas os atritos entre nações diferentes voltam a trazer o assunto para os noticiários do Japão.
De qualquer forma, o século passado foi marcado por grandes guerras e destruição e nunca sabemos para onde as ações dos governantes irão no levar. Prevenir nunca é uma má ideia e melhor ainda se o abrigo nunca precisar ser utilizado.