Kagawa – As irmãs japonesas Umeno Sumiyama e Koume Kodama, de 107 anos, foram reconhecidas pelo Guinness World Records como as gêmeas mais velhas do mundo.
Nascidas na região de Shodoshima em Kagawa, no ano de 1913, Umeno e Koume superaram suas antecessoras, as irmãs gêmeas também japonesas Kin Narita e Gin Kanie, que possuíam o título do Guinness.
Conhecidas carinhosamente como Kinsan e Ginsan, as antecessoras perderam o título com a morte de Kinsan, aos 107 anos e 175 dias. Umeno e Koume já registram 107 anos e 322 dias de vida.
Segundo uma reportagem da emissora NHK, elas são as irmãs mais velhas de uma família de 11 irmãos. Umeno vive em Shodoshima, na mesma região onde nasceu e a irmã Koume vive na província de Oita, mais ao sul do Japão.
Familiares das gêmeas disseram que conforme elas foram ficando mais velhas, passaram a ter o objetivo de atingir a meta de Kinsan e Ginsan e se tornarem as mais velhas do mundo.
Ambas estão em lares de idosos atualmente. Por causa da pandemia, o certificado do Guinness foi enviado pelo correio.
Umeno, que recebeu o certificado das mãos de um funcionário da instituição, chorou de emoção com o reconhecimento.
As irmãs e a população centenária
Não é por acaso que o título de gêmeas mais velhas do mundo são de irmãs japonesas. Famoso pela longevidade, o Japão tem uma população de 86 mil centenários, de acordo com os dados divulgados recentemente pelo governo.
Já faz 51 anos consecutivos que essa população cresce e bate um novo recorde. Desde o último ano, mais 6.060 pessoas entraram na lista de centenários e há mais de 43 mil idosos que devem completar 100 anos até março do próximo ano.
O recorde de mulher mais velha do mundo também é de uma centenária japonesa. Kane Tanaka, natural de Fukuoka, possui esse título aos 118 anos. O homem mais velho do Japão, no entanto, não é o mais velho do mundo.
Mikizu Ueda, de 111 anos, vive em um lar de idosos em Nara e é conhecido por ser uma pessoa ativa e alegre. O título de homem mais velho é do porto-riquenho Emilio Flores Márquez e por pouca diferença: ele tem 112 anos.
Embora Okinawa seja a província mais famosa pela longevidade, o maior número de centários está em Shimane e já faz 9 anos que a província fica no topo do ranking. Kochi e Kagoshima se destacam na sequência.
A província com menos centenários é Saitama, seguida por Aichi e Chiba. O cálculo considera a porcentagem de pessoas com mais de 100 anos para cada 100 mil habitantes.