Tóquio – O Japão entrou oficialmente na temporada de tufões e com uma notícia pouco favorável para quem vive no país. Além da maior incidência do fenômeno neste e nos próximos meses, é possível que os tufões formados no Oceano Pacífico ganhem mais força.
Na quarta-feira (9), a Agência de Meteorologia do Japão (JMA) informou que as águas da Costa de Sanriku, que vai do sul de Aomori ao norte da província de Miyagi, estão com 10℃ acima da temperatura em um ano comum.
De acordo com uma reportagem do portal Tenki,jp, a Costa de Sanriku tem registrado aumento da temperatura do mar desde o outono do ano passado. O Ryoufumaru, navio que a JMA usa para análises marítimas, inspecionou a região entre os dias 22 e 25 de julho e verificou um aumento histórico na temperatura em uma área ampla da costa.
Os especialistas acreditam que o aumento da temperatura é influência da corrente Kuro-Shivo ao leste da Península de Boso, em Chiba. Esta é uma das maiores correntes marítimas do mundo e se caracteriza pelo aquecimento. A temperatura elevada na Costa de Sanriku deve persistir por pelo menos mais um mês.
E não é só na Costa de Sanriku. A JMA também divulgou que uma análise da temperatura do mar na superfície, entre o sul do arquipélago e o Mar do Japão na região central, verificou um aumento entre 1℃ e 2℃. No Mar do Japão, a temperatura subiu mais de 3℃ em comparação com um ano comum.
Leia também: A professora japonesa que foi demitida por mostrar folha de Coca para as crianças do primário: “não sabia que era ilegal”
Os efeitos na vida cotidiana
O aumento da temperatura do mar não é uma boa notícia e ainda mais preocupante na época de tufões. Nos meses de agosto e setembro, é comum que os tufões formados no Pacífico se aproximem do Japão e ganhem velocidade ao se misturarem com os ventos do oeste nas proximidades do arquipélago.
A preocupação dos especialistas é com a possibilidade de um tufão se aproximar da Costa de Sanriku. Por causa do aquecimento da água, o fenômeno poderia ganhar potência e atingir o Japão com mais força.
Nestes meses em que há um maior formação de tufões e vendavais que se aproximam do Japão ou mesmo atravessam o país, é preciso tomar mais cuidado, ficar de olho nas notícias e preparado para uma situação de perigo.
Este não é o único efeito do aumento da temperatura da água. A JMA também informou que a água mais quente causa alterações no fluxo marítimo e também nas espécies de peixes disponíveis. Isto pode também alterar a atividade pesqueira e causar problemas no setor.