Tóquio – Os sites de financiamento coletivo tentam arrecadar fundos para muitas causas solidárias e projetos sociais. Adultos, crianças e pets doentes, em situações em que o dinheiro é capaz de salvar a vida, mas a família pode não ter condições.
Entre tantas causas sérias, sempre há alguém que se aproveita da situação. Em Nara, uma jovem de 26 anos foi presa na quinta-feira (13) por criar uma campanha de arrecadação de fundos em um site com um pedido mentiroso.
Identificada como Kanna Sudo, a jovem iniciou a campanha entre o fim de outubro e início de novembro de 2021. A página da arrecadação, marcada para até 13 de dezembro, pedia doações financeiras para salvar seu cão de sete meses, que sofria de estenose pulmonar e precisava de um tratamento urgente.
A história até era verdadeira, o problema é que o cão de Kanna havia morrido desta doença em agosto, cerca de dois meses antes de ela iniciar o financiamento coletivo.
Segundo uma reportagem do Jornal Mainichi, durante o período proposto, a jovem arrecadou cerca de 1,84 milhão com cerca de 400 doações.
Parte do dinheiro foi para a taxa do site, mas ela obteve ¥1,5 milhão com a fraude. A prisão foi efetuada pelo Posto Policial de Takada na província de Nara. A japonesa vive na cidade de Yamatotakada, estava desempregada e foi descoberta depois que alguém denunciou o caso para a polícia.
Ela confirmou a acusação e o fato de ter criado a campanha em nome do cachorro morto. Kanna deu a seguinte justificativa aos policiais:
“Eu gastei muito dinheiro com o tratamento do pet e tive essa ideia para recuperar os custos”.
A página tinha as fotos do cão e uma mensagem de urgência para o tratamento. Havia as provas da doença, como o dianóstico do veteriário e os detalhes do custo do tratamento, que eram reais. A página ainda fazia uma apelação: “é uma situação delicada e ele pode piorar a qualquer momento. Ele é muito, muito importante e eu não tenho palavras. Importa para mim mais do que os seres humanos”.
Leia também: Japonesa engravida de doador de esperma e processa homem ao descobrir que ele é estrangeiro e mentiu
Campanhas de arrecadação de fundos
Quem gosta de ajudar em causas sociais pode se sentir um pouco desconfortável ao descobrir este tipo de fraude e não ter certeza se a campanha que está participando é verdadeira ou não.
Depois da pandemia, artigos publicados na mídia japonesa alertaram para o aumento de fraudes em sites de arrecadação de fundos e financiamento coletivo. Principalmente quando é no estilo de doação, em que o colaborador não irá ganhar nenhum mimo por contribuir com o projeto.
Em 2018, houve um caso no site CAMPFIRE de financiamento coletivo que gerou um debate sobre a qualidade das causas. Uma estudante fez uma campanha para arrecadar fundos para um projeto que tinha em mente: confeccionar roupas de banho para mulheres com os seios grandes, que podiam se sentir desconfortáveis com os modelos no mercado.
A campanha arrecadou ¥810 mil em dois meses. Pouco tempo depois, a autora do projeto encerrou a campanha e pediu desculpas. Ela disse que falhou na tentativa de fazer algo bonito, pois não tinha conhecimento suficiente para isso. Não é obrigatório devolver o dinheiro e o caso ficou por isso mesmo.
Ao ajudar em alguma causa ou projeto, é importante verificar as circunstâncias e se possível, buscar informações de fora do site, como em redes sociais e outras páginas, que ajudem a mostrar o potencial da ideia ou a verificar a veracidade da causa.