Tóquio – Muitas famílias não sabem o quanto a janela de carro pode ser perigosa para uma criança pequena. Na terça-feira (21), uma menina de dois anos acabou perdendo a vida em um acidente que aconteceu no carro dos pais.
Quem estava no carro era apenas a menina e a mãe e elas estavam no distrito de Nerima, em Tóquio. Pessoas que passaram pelo local por volta das 11h da manhã se assustaram com o movimento: havia três viaturas da polícia, ambulância e bombeiros.
A mãe, que tem idade na faixa de 30 anos, parou o carro na avenida e ligou para o número de emergências 119. A filha estava sentada do lado direito do banco de passageiros e acabou prendendo o pescoço na janela automática logo ao lado.
A janela emperrou e quando as equipes de socorro chegaram, a menina já estava inconsciente. Ela foi levada ao hospital de imediato e teve a morte confirmada na instituição.
Uma reportagem da Emissora Fuji informou que a criança estava na cadeirinha no banco de trás, mas o sinto de segurança não estava preso. A mãe contou que dirigia com as quatro janelas abertas para a entrada de ar, mas no meio do caminho decidiu que fecharia 3, deixando apenas a janela mais próxima da filha aberta.
Não foi a primeira vez que uma criança acabou envolvida em um acidente grave nessas condições. Em dezembro do ano passado, houve outro caso na província de Kagawa. Um menino de dois anos também ficou com o pescoço preso na janela do carro e chegou a perder a consciência.
Leia também: O mistério por trás do “monstro” vestido de rosa que tem aparecido nas ruas de Tóquio e surpreendido adultos e crianças
O risco da janela do carro
Deixar que uma criança pequena tenha acesso à janela do carro pode ser muito perigoso. Testes com um rabanete branco mostraram que a janela ficou ao ponto de partir a hortaliça.
Se algo acabar preso na janela ou em suas extremidades, o mecanismo pode parar de funcionar. O especialista em acidentes de carro, Hiroshi Nakajima, contou para a Fuji sobre os riscos desse tipo de janela.
“Se um pedaço de roupa acabar preso nos cantos da janela, por exemplo, o mecanismo de segurança será ativado e não será possível abrir. A melhor forma de prevenir esse tipo de acidente é sempre usar a cadeirinha e conferir se a criança está bem presa no assento”, sugeriu.
Mesmo que a criança esteja chorando ou gritando, os adultos que estiverem no carro não podem se compadecer da situação e acabar afrouxando a segurança do filho no banco de trás. Assim como os cuidados para não esquecer o bebê dentro do carro durante compras e outros compromissos, cuidar para que não se aproxime sozinho das janelas também é importante.