Naha – Aos 3 anos de idade, o pequeno Rento, que vive em Okinawa no sul do Japão, já ajudava a preparar alimentos em casa com a maestria de uma senhora idosa que está acostumada com o serviço de casa.
Em um vídeo publicado na rede Tiktok, o garoto é visto transferindo batata doce de uma bacia para outra, descascando cenouras, colhendo sementes de feijão e esmagando batatas cozidas. O título do vídeo diz que “existe uma senhora idosa dentro dele” e na sequência, o menino aparece cuidando dos alimentos com habilidade e seriedade.
O vídeo de 39 segundos reuniu mais de 2,6 milhões de visualizações e 1500 comentários. Muitos japoneses ficaram impressionados com a capacidade do menino apesar de ter tão pouca idade.
“Quantas vidas esse garoto já viveu?”, comentou um internauta. Outra pessoa também brincou: “Este sabe fazer mais coisas em casa que o meu pai”.
Em um determinado momento do vídeo, Rento aparece lavando cogumelos. Ele não apenas lava, mas comenta com bastante seriedade que os cogumelos estão sujos e precisam ficar limpos.
O vídeo é um compilado de imagens de quando o garoto tinha entre 2 e 3 anos. No momento em que aparece no jardim colhendo sementes de feijão, ainda não tinha completado 3 anos, de acordo com uma reportagem da Emissora Fuji.
A mãe da criança, que postou o vídeo na conta @arakawakids, deu uma entrevista para a emissora e contou mais detalhes curiosos sobre o comportamento do filho. A reportagem não identificou o nome da entrevistada, que foi chamada por Arakawa.
Veja as perguntas e respostas e saiba mais sobre esse caso curioso. E clique aqui para assistir o vídeo.
Quais foram as circunstâncias do vídeo?
Na época ele tinha entre 2 e 3 anos. As imagens foram feitas na casa dos avós, na ilha de Izenajima, em Okinawa, quando fomos visitar. Nesta ilha tem muitos campos de cultivo além do mar, é uma experiência com a vida natural e Rento está acostumado a visitar desde pequenininho.
Quando esta lá, vai para o campo, lava os vegetais e isto se tornou como uma brincadeira para ele. A primeira vez que ele foi no campo ainda não tinha completado um ano. Ele estava no canguru e começou a colher batatas.
Leia também: Agência no Japão divulga técnicas que podem salvar a vida de crianças engasgadas: um menino morreu na escola durante a refeição
E quando ele começou a lavar os vegetais?
Cada vez que ia para a casa dos avós, ele ficava animado para ir ao campo colher os vegetais. Ele viu eu e a vovó descascando batatas e disse que ele também queria fazer e então aprendeu a fazer isso aos 3 anos de idade. Ficamos tomando muito cuidado de início, mas ele logo pegou o jeito e passou a fazer certinho.
E quando você começou a achar que ele parecia uma senhora idosa?
A partir dos 3 anos mesmo. A forma como ele mexe nos alimentos, a personalidade, o jeito de falar. Em casa, nós todos passamos a achar uma gracinha.
O que você acha que influenciou ele?
Acho que foram os avós. Tirando os momentos de brincar no parque, ele imitava as tarefas domésticas em casa como se fosse uma brincadeira. E quando está muito sério fazendo as coisas, é divertido observar.
E ele continua ajudando em casa hoje em dia?
Sim. Agora o Rento está com 5 anos. A gente visita os avós uma vez por mês e ele está sempre ansioso para ajudar no serviço do campo. Em casa, ele adora descascar as batatas e também ajuda a cuidar dos irmãos. Mas ele parou de brincar com o serviço doméstico como fazia antes, agora está mais interessado em brincar com os amiguinhos. Tem momentos que ele parece um senhorzinho também (risos).