Karuizawa – Há três anos, a família Sekino, de Karuizawa (Nagano) vivia um momento difícil no Hospital Infantil de Nagano em Azumino. O menino Ryusuke, filho do casal Kohei e Toshiko, nascia com 24 semanas e 5 dias de gestação, pesando apenas 258 gramas e com 22 centímetros.
Toshiko precisou fazer uma cesárea de emergência por ter sofrido com a Doença Hipertensiva da Gravidez (DHEG) e a pressão alta oferecia riscos para ela e o bebê. Quando Ryusuke nasceu, ele era tão pequeno que dava para pegá-lo com a palma da mão e acabou ganhando o título de menor bebê do mundo a sobreviver.
O bebê estava em risco por ter nascido com tanta prematuridade, mas conseguiu se desenvolver e ganhar peso. Ele teve alta depois de seis meses na UTI Neonatal. No início deste mês, Ryusuke completou 3 anos de idade. O menino está com quase 7 kg e 74,1 cm, o que é a metade da média para um garoto da idade dele, mas segue crescendo com saúde.
“Ele era tão pequeno que quando nasceu não chorou e eu não senti nada. Não sabia se ele tinha nascido ou não, até que me falaram que o bebê seria entregue nas mãos do médico. Neste momento, eu não sabia se ele estava bem ou não”, contou a mãe em uma entrevista realizada na época do nascimento.
Enquanto a cesárea do filho era realizada, o pai aguardava em aflição.
“Não tinha nada que a gente pudesse fazer, a não ser deixar nas mãos do médico e esperar. Eu fiquei pensando que o futuro ia depender dele mesmo, se o Ryusuke queria viver neste mundo ou não, contou Kohei.
No fim, tudo deu certo e o menino recebeu alta do hospital depois de seis meses de tratamento. Hoje a família segue mais tranquila, acompanhando o crescimento do filho e aliviada por ter superado a fase difícil do nascimento do bebê.
Leia também: O japonês que se vestiu como a avó para convencer o cão a passear: “Ele só saí se for com ela”
Aniversário de 3 anos do menino
A reportagem recente da emissora Fuji mostrou Ryusuke brincando em um balanço, feliz e curioso com a câmera de TV. Ele fez três anos no dia 1° de outubro. No dia 3, o pai voltou para a casa depois de passar um tempo fora a trabalho e a família comemorou o aniversário do filho.
“Se for pensar em como ele estava quando nasceu, eu acho que ele cresceu muito bem nesses três anos”, comentou Kohei.
A mãe também está feliz em ver a evolução do filho.
“Ele é um menino saudável. Adora comer carne, tenta roubar até o pedaço dos outros”, diz.
Na festinha de aniversário, a família cantou parabéns e Ryusuke apagou as velinhas do bolo, animado. Ele ganhou um microfone de brinquedo como presente de aniversário e saiu cantando e dançando, fazendo uma apresentação musical para os pais, a irmã e os dois irmãos mais velhos.
“O nosso segundo filho era um menino desobediente, mas o Ryusuke é ainda mais desobediente. Ele diz e quer fazer o que tem vontade. Estou ansioso para acompanhar o crescimento a partir de agora”, disse Kohei.
A família segue agradecida por todo o suporte que recebeu com o nascimento do filho.
“Ele sorri, brinca e se diverte. Está se desenvolvendo muito bem e feliz. Eu só quero que ele fique grande e forte e isto é suficiente para mim”, disse Toshiko.