Numazu – Um idoso de 85 anos que dirigia um caminhão e trabalhava com venda de peixes na região de Numazu, em Shizuoka, foi responsável pela morte de duas pessoas que estavam encarregadas da coleta de lixo.
O acidente aconteceu no último dia 15, por volta das 5h30 da manhã de acordo com uma reportagem da Emissora Fuji. As vítimas eram uma mulher de 59 anos e seu filho de 33 anos. Ambos estavam de costas para a estrada quando foram atingidos pela porta lateral do caminhão. Eles instalavam uma rede para evitar que os corvos atacassem o lixo.
Trabalhadores do Mercado de Peixes do Porto de Numazu informaram que o idoso costumava comprar os peixes lá e vender perto de sua casa. Ele também dirigia para Yamanashi, onde fazia mais vendas e era rigoroso e cuidadoso com a verificação dos peixes.
O idoso seguia a sua rotina e estava a caminho do Mercado de Peixes quando o acidente aconteceu. A lateral do veículo ficou danificada e quando ele chegou ao local, foi questionado pelos colegas sobre os danos do caminhão e apenas disse que tinha colidido contra um poste.
O homem não parecia abalado ou perturbado, estava tranquilo e é possível que não tenha percebido as vítimas. Ele foi preso sob a acusação de negligência no trânsito e por fugir sem prestar socorro, mas negou que tivesse fugido intencionalmente. O idoso disse aos policiais que realmente pensou que se tratava de um poste e seguiu viagem.
Leia também: Homem que invadiu escola primária com caminhão e atropelou crianças em Miyagi é julgado: defesa alega incapacidade mental
As condições do caminhão
O caminhão e o motorista acabaram sendo identificados pelas câmeras de segurança da região, já que ele aparece se locomovendo no mesmo momento em que o acidente aconteceu.
De acordo com a reportagem, o caminhão do idoso era velho e estava em más condições. A porta lateral estava com defeito e permanecia aberta enquanto ele conduzia o veículo. A ilustração publicada pela Emissora Fuji mostrou como era o caminhão.
As vítimas estavam ocupadas, de costas para a estrada e podem não ter percebido a aproximação do veículo. A porta lateral foi projetada para a rua e atingiu os dois. Mãe e filho sofreram fraturas graves nas costas, não foram prontamente socorridos e não resistiram aos ferimentos.
É possível que o homem tenha apenas sentido o impacto quando a porta lateral colidiu contra as vítimas, mas não conseguiu ver o que houve. Ele não parece ter descido do caminhão para verificar e quando chegou no Mercado de Peixes minutos depois, estava com uma aparência normal.
A polícia está verificando as condições do acidente e investigando os detalhes do caso. O idoso só pareceu abalado ao entrar no veículo da polícia: mantinha-se curvado e caminhava bem devagar.
Na região, o idoso era conhecido por ser um senhor amigável que trabalhava com pesca e tinha um campo de cultivo de alimentos. Um morador próximo do campo do homem contou que costumava receber tangerinas dele e o considerava um senhor “gentil e amável”.