Tóquio – Quando se fala em turismo no Japão, pode parecer que a primeira escolha do estrangeiro é conhecer a capital do país ou províncias como Osaka, Quioto e Nara, na região de Kansai. Na prática, esses locais até estão na lista de maior interesse dos viajantes, mas não aparecem nas primeiras posições.
Isto de acordo com uma pesquisa realizada pela agência de marketing Tokyo Creative, que reuniu respostas de 1006 estrangeiros entre os dias 24 e 30 de março deste ano. A pesquisa focou em pessoas que não tem nacionalidade japonesa e apenas 14% dos entrevistados eram nativos de outros países asiáticos.
Para muitos estrangeiros interessados no turismo no Japão, os locais que mais desejam visitar não são os clássicos do país: Tóquio, Osaka ou Quioto. O número 1 do ranking foi a província de Hokkaido, no extremo norte do Japão.
Hokkaido é conhecido pelas temperaturas mais baixas, o inverno mais duradouro e rigoroso, com muitas camadas de neve decorando as ruas todos os anos. E é lá onde acontece o famoso “Sapporo Yuki Matsuri”, o festival de neve que conta com esculturas gigantescas de neve e gelo, expostas durante alguns dias no mês de fevereiro.
A província também encanta pelas paisagens naturais exuberantes e o turismo não fica limitado a Sapporo, a capital. Cidades como Otaru, Hakodate e Kushiro também atraem turistas. Os passeios vão desde conhecer mercados de peixes locais e experimentar a famosa cerveja da região até se encantar pelos canais, rios, arquitetura, montanhas e lagos.
Leia também: Três Dias que Mudaram Tudo – A série que conta o que aconteceu na Usina de Fukushima.
As ilhas paradisíacas do Japão
Ishigaki, uma das ilhas mais procuradas no sul do Japão. Foto de Vladimir Haltakov na Unsplash
Enquanto Hokkaido, no externo norte do país, ocupou a primeira posição no ranking, o segundo lugar que os viajantes mais querem conhecer é o extremo oposto: Okinawa, a província mais ao sul do arquipélago nipônico e que compõe um conjunto de ilhas fantásticas.
Okinawa tem um clima bem mais ameno, um verão agitado e atrai turistas interessados no calor, praias, cenários paradisíacos e ilhas repletas de natureza, mar azul e experiências culturais e esportivas. Ishigaki-jima e Miyako-jima são algumas das ilhas que mais atraem visitantes por conta de suas belezas naturais.
Não é à toa que essas duas províncias, fora da rota óbvia para uma viagem de turismo no Japão, ocuparam o topo do ranking da pesquisa. Tóquio ficou em terceiro lugar, seguido por Quioto e Osaka. Veja o ranking completo:
1. Hokkaido
2. Okinawa
3. Tóquio
4. Quioto
5. Osaka
6. Aomori
7. Hiroshima
8. Fukuoka
9. Nara
10. Nagasaki
Outros locais famosos como Hiroshima e Nagasaki também apareceram entre os pontos de maior interesse do turista estrangeiro, mas a lista também trouxe outros locais interessantes e também pouco óbvios, como a província de Aomori mais ao norte e Fukuoka ao sul, na região de Kyushu.