Tóquio – O Japão é um país famoso pela segurança e organização, ainda mais quando se trata de locais públicos. Há uma grande consciência com relação ao coletivo e manter a ordem e a praticidade nos espaços em comum para todos.
Mas não quer dizer que todos os locais sejam limpos, organizados e seguros. Em Tóquio, há um bairro noturno que se tornou famoso por suas boates, bares e bordéis e chegou a atrair bastantes turistas curiosos. O Kabukicho, localizado perto da estação de Shinjuku, também ganhou o título de distrito das luzes vermelhas.
Nos últimos anos, no entanto, o local de entretenimento noturno parece ter piorado suas condições, de acordo com as opiniões dos próprios japoneses. Quem iniciou essa discussão foi a youtuber Aya Nakamachi, de 22 anos, que reúne mais de 1,27 milhão de inscritos na rede de vídeos.
No Twitter, Aya comentou que foi assistir a um espetáculo noturno no distrito Kabukicho e se apavorou com o que viu nas ruas.
“Eu fui assistir a um show e me espantei com o bairro, não parece o Japão. Muito lixo jogado nas ruas, uma pessoa caída no chão e sangrando e as outras ao redor tirando fotos, muitas meninas convidando os homens que passam por perto para motéis”, comentou.
Aya também perguntou se o distrito de Kabukicho sempre foi assim ou se piorou com o tempo. O post obteve mais de 370 comentários e muitos japoneses disseram que “não era tão ruim” ou perigoso antigamente.
Parece que o bairro andou piorando com os anos, a ponto de ser considerado como “assustador” para quem não hábitos de vida noturna e não está inserido nesta realidade.
Leia também: Menino que lambeu recipiente de shoyu em rede de sushi poderá ter que pagar ¥67 milhões de indenização: “ele está muito arrependido”.
Foto de Fabrizio Chiagano na Unsplash (imagem ilustrativa)
Os comentários sobre Kabukicho
O caso foi comentado em uma reportagem do portal Sponichi Annex, que trouxe algumas declarações dos usuários.
“Aquela zona na frente do Gozilla (ao lado do Hotel Gracery) é a pior de todas”, comentou um usuário da rede social.
“Está mais sombrio e assustador do que costumava a ser no passado”, disse outro internauta. “A segurança pública é péssima lá”.
“Entre a década de 1990 e os anos 2000, ainda tinham muitas pessoas que transitavam por lá e era mais seguro. Agora parece que a faixa etária de quem frequenta o distrito baixou bastante, antes era mais um local de entretenimento para adultos”, disse outro internauta.
O bairro se tornou conhecido e popular também entre os turistas, mas há muitos sites e blogs comentando sobre o distrito e dando recomendações aos estrangeiros que querem assistir os espetáculos em bares temáticos, curtir ou matar a curiosidade da vida noturna em um local famoso do Japão.
Um dos cuidados é com os golpes conhecidos como “bottakuri”, quando o cliente entra em um estabelecimento que cobra um preço fixo para o consumo de bebidas, mas depois é enganado, recebe drinks de fora do menu e na hora de ir embora, se depara com cobranças e taxas abusivas.
Há também muitas pessoas que ficam na calçada, convidando os pedestres para entrar nos estabelecimentos. Não é uma boa ideia dar atenção ou parar na frente de algum local caso não tenha a intenção de entrar.
O bairro é frequentado por muitos membros da yakuza e não é recomendado se envolver em discussões, confusões e nem bater boca com ninguém nos bares ou mesmo nas esquinas.