Ishinomaki – Os animais selvagens andam aparecendo em muitas regiões residenciais e urbanas no Japão e não são poucos os relatos de macacos ou ursos que invadiram quintais, roubaram alimentos e assustaram moradores.
Em uma casa de família no nordeste do Japão, um macaco-japonês surpreendeu uma mulher que foi ver o seu bebê de 11 meses no quarto. Ele estava furioso na janela do segundo andar, batendo com as patas no vidro como se quisesse entrar.
“Foi a primeira vez que isso aconteceu e eu posso ter tido uma reação exagerada, mas não conseguia parar de tremer por causa do medo. Eu não conseguia acreditar no que estava acontecendo”, contou a mãe para a Emissora Fuji.
Depois de desaparecer por alguns momentos, o primata voltou para a mesma janela e voltou a bater com as patas. Ele também ficou deslizando a tela de proteção contra insetos de um lado para o outro antes de ir embora.
No fim, o macaco invadiu o quintal da família e fez xixi, depois tentou entrar dentro da casa e não conseguiu porque a janela estava trancada. Não houve danos na residência e ninguém ficou ferido.
O caso aconteceu na manhã de terça-feira (27), na cidade de Ishinomaki (província de Miyagi). Essa cidade é conhecida por ter sido uma das regiões mais afetadas pelo terremoto e tsunami de março de 2011.
Apesar de ser uma zona rural, houve relatos recentes também de macacos surpreendendo moradores em cidades grandes como Osaka.
Leia também: Três Dias que Mudaram Tudo – A série que conta o que aconteceu na Usina de Fukushima
Os macacos invadiram a cidade
Uma equipe de reportagem da Emissora Fuji foi até a cidade para saber mais da questão dos macacos selvagens e acabou flagrando um primata na mesma zona residencial. O macaco estava andando despreocupadamente sobre a cerca de um quintal.
A polícia local e a Prefeitura de Ishinomaki fizeram um alerta em conjunto depois que moradores registraram aparições dos macacos por sete dias seguidos. Os animais estão aparecendo nas zonas urbanas e residenciais desde o dia 9 de maio, mas na última semana, a frequência aumentou.
Ainda não houve nenhum registro de pessoa que acabou ferida por um macaco. A espécie que é muito comum no Japão e pode ser encontrada em alguns locais turísticos costuma ser dócil, mas eles também podem agir de forma agressiva se estiverem assustados ou forem provocados.
A recomendação das autoridades é não se aproximar e nem falar alto caso encontre um macaco-japonês em qualquer lugar urbano ou em casa. Evite contato próximo ou assustar os animais e reporte para a polícia ou para a prefeitura o mais rápido possível.