Tóquio – Imagine essa cena: você sai de casa para mais um dia de trabalho comum, anda pelas ruas, pega o metrô e de repente, se surpreende com a aparição inusitada de um “monstro” no vagão. Alguém está com apetrechos rosas dos pés à cabeça, balões por cima da cabeça, penduricalhos na roupa.
Não é possível ver o rosto ou reconhecer a pessoa, não é possível identificar o que o figurino representa. É como se um monstro tivesse sido transportado de outro mundo para esse e agora está perdido na cidade, circulando entre as pessoas comuns.
Foi essa a sensação que muitos cidadãos que vivem em Tóquio tiveram nos últimos dias, quando “monstros” misteriosos apareceram nas ruas, em grandes estações ou nos vagões de trens. Alguns gravaram vídeos, outros tiraram fotos e compartilharam nas redes sociais.
Nem todo mundo achou interessante. Segundo o portal Maidona News, houve relatos de japoneses que ficaram realmente assustados. Teve gente que não conseguiu descrever o que via. Um homem postou que uma “pessoa impressionante tinha acabado de entrar no trem” e outra comentou que essa pessoa “estava soando um sino o tempo todo”.
Ele apareceu na estação de Shinjuku e despertou todos os tipos de emoções. Alguns passageiros dos trens disseram que se sentiram “enojados” e “assustados” e que acharam que aquele tipo de aparição poderia causar pesadelos e traumas nas crianças.
O objetivo pode ter sido gerar um impacto visual, fazer refletir e pensar sobre algo desconhecido. A reportagem do Portal Maidona News revelou a identidade da pessoa que criou os “monstros” que foram vistos em Tóquio e também estão aparecendo em outras cidades no Japão e pelo mundo.
Leia também: Mangaká japonesa surpreende pela jovialidade aos 49 anos e diz que bebia a própria urina pela manhã: “tem benefícios”
O artista por trás do “monstro”
Quem está por trás da criação rosa que tem impressionado e assustado pessoas comuns em locais públicos é Kalan Sherrard, um artista de rua e marionetista de Nova York. No Instagram, ele compartilha imagens de suas criações, performances e vídeos através da conta @enormousface.
É um criador nada convencional, que foi classificado pela New York Magazine como “o artista de metrô niilista mais vanguardista de Nova York”. Ele já se tornou conhecido por suas performances e aparições em vias públicas e agora está sendo notado também por japoneses e estrangeiros em Tóquio.
De acordo com as suas publicações nas redes sociais, está divulgando sua performance artistica no Japão com o tema de “A erupção da sujeira de Nova York em Tóquio”. Quem olha de perto, pode pensar que é um criminoso ou uma pessoa suspeita e perigosa, mas na verdade, é apenas a expressão de um artista que tenta trazer algo novo no cotidiano de pessoas ocupadas demais com seus próprios compromissos.
Há quem tenha achado interessante, enquanto muitas pessoas em Tóquio ficaram também assustadas. O portal ressaltou os comentários negativos, preocupação com as crianças e o sentimento de temor ao se deparar com uma criatura incompreensível em uma via pública.
O choque, a atenção e reflexões das emoções que surgem estão entre os propósitos de Kalan Sherrard. Ele também tem feito performances em Osaka e aparecido em outros países. No fim de março, fez apresentações também em Bangkok, a capital tailandesa.