Fukui – A província de Fukui estava orgulhosa de seu centro turístico, inaugurado no início deste mês nas imediações da estação principal. O centro brota aos olhos dos visitantes e é um local para interação, entretenimento e para obter informações.
E o que mais chama atenção são os belos monumentos de dinossauros, que podem ser vistos desde a entrada principal. A administração investiu cerca de ¥100 milhões para erguer a decoração que não foi escolhida por acaso: a província de Fukui é conhecida como “o reino dos dinossauros”.
Isto porque a província é a região do Japão onde o maior número de fósseis dos antigos répteis que habitaram o planeta foram localizados. Mas as nove estátuas acabaram se tornando oito.
Na semana passada, três rapazes que passaram pelo centro decidiram causar um prejuízo de milhões. Eles chutaram com força uma pequena estátua de dinossauro sobre um banco, até que o monumento tombasse. Depois disso, fugiram.
Segundo uma reportagem da Emissora Fuji que relatou o caso, a empresa que administra o centro estava em choque com o ocorrido e mencionou que o conserto deve custar alguns milhões, ainda que seja uma pequena estátua.
“Ficamos muito tristes e mais do que isso, é lamentável. Muitas pessoas vieram conferir os monumentos e estavam se divertindo e descansando. E eles fizeram isso até na frente das crianças, é um comportamento imperdoável. Eu gostaria que essas pessoas parassem de agir desse jeito”, lamentou o responsável pelo projeto.
Leia também: Cerejeira floresce em pleno outono e atrai atenção em Shizuoka: “são mais de 100 flores que se abriram de repente”
Como os rapazes destruíram o dinossauro
O registro das câmeras mostraram que o ato de vandalismo de fato aconteceu em plena luz do dia e com outras pessoas por perto. Os rapazes se aproximaram do dinossauro e um deles colocou o pé em cima do monumento, como se tivesse apenas se apoiando sobre ele.
Mas logo depois, chutou com força. Os outros ajudaram a danificar e pelas imagens, é possível ver fragmentos voando ao longe. Ao fundo da cena, uma mulher aparece caminhando com três crianças. Ela percebe o que está acontecendo, parece nervosa e pega o celular.
Os três homens, que parecem jovens pela câmera, são rápidos. Depois de destruir o monumento, eles correm em direção a uma cerca que delimita um espaço de entrada proibida aos visitantes. Eles são vistos pulando a cerca e desaparecem em seguida.
Não há notícias se foram identificados ou se a polícia está investigando o caso e a empresa Machizukuri Fukui, responsável pelo centro, ainda não informou sobre as providências que serão tomadas.
O Centro Turístico de Fukui foi inaugurado para promover a cidade e aproveitar a novidade que tem deixado os moradores locais ansiosos. A partir de março de 2024, o trem-bala de Hokuriku vai começar a fazer paradas também na província de Fukui.
E isto deve atrair mais visitantes para Fukui, pessoas que vivem em outras regiões do país ou turistas estrangeiros. A instalação do centro é uma forma de promover as belezas, cultura e entretenimento da província.
E os dinossauros eram um orgulho, já que a história de Fukui está entrelaçada aos fósseis descobertos. Mas agora, há um monumento a menos e receios de que novos incidentes voltem a acontecer.