Tóquio – O outono chegou e a expectativa de muitos era ver as temperaturas baixando e um clima mais agradável para curtir as belezas da estação.
Mas no Japão, o calor típico do verão continua neste mês de setembro e deve persistir até outubro. A Agência de Meteorologia do país (JMA) informou que é uma onda de calor rara, que costuma aparecer no máximo uma vez a cada 10 anos. E as temperaturas estão subindo como nunca antes para um mês de setembro.
Uma reportagem do portal tenki.jp informou que vários recordes já foram batidos. Nagoya, a capital de Aichi, foi a cidade a manter máximas de 35℃ por mais tempo durante o mês de setembro e em muitas cidades japonesas, os termômetros seguem próximos ou acima dos 30℃ por vários dias.
O relatório emitido pela JMA nesta quinta-feira (21) informou que até os 10 primeiros dias de outubro, as temperaturas devem seguir elevadas na maior parte do país. Entre os dias 23 e 24 de setembro, a frente chuvosa de outono segue para o sul do Japão e a previsão para a próxima semana é de dias ensolarados na maior parte das províncias.
O calor pode atingir níveis perigosos, principalmente para quem pratica esportes, jovens e crianças que fazem parte dos clubes esportivos das escolas e também idosos, que tendem a sentir menos o impacto da temperatura no corpo. A recomendação é que os mesmos cuidados do verão sejam tomados para evitar a ocorrência de hipertermia.
É importante beber bastante água e evitar exposições prolongadas ao sol.
Leia também: Escassez de trabalhadores tem aumentado os acidentes graves em obras pelo Japão
Calor no outono japonês
O mês de setembro já bateu novos recordes de temperatura por causa do calor atípico para a época. No mês de outubro, o calor fora do comum deve trazer registros inéditos para as estatísticas dos órgãos meteorológicos.
Outubro deverá ter vários dias com máximas acima de 30℃ nas regiões leste e oeste do país. A previsão é de mais dias ensolarados do que em um outono comum, mas a temporada de tufões segue por pelo menos mais 40 dias e o calor e a umidade, combinados com os vendavais, pode acarretar em chuvas intensas.
Além de tomar cuidado com o calor persistente mesmo no outono, é importante ficar de olho nas notícias sobre o tempo, formação de tufões e previsão de chuvas fortes.