Tóquio – Um casamento feliz e harmonioso envolve, entre outras coisas, o sexo. E quando há falta deste ingrediente especial na relação, problemas podem surgir no convívio do casal.
Uma pesquisa da empresa de informatização, Raison d’être, mostrou que o problema não é raro entre casais no Japão e há causas diversas, entre elas a falta do apetite sexual. O estudo foi feito de forma online com 635 homens e mulheres de 20 a 59 anos.
A primeira pergunta feita aos entrevistados foi se o problema da falta de sexo estava em si mesmo ou no parceiro (a). No caso do homens, 28,1% culparam a indisponibilidade das esposas e 22.5% disseram que o problema era eles mesmos. O número mais alto de respostas foi “ambos”, com 49,4% de afirmações.
No caso das mulheres, 31,4% assumiram que a razão da falta de sexo estavam nelas mesmas e 20% das entrevistadas culparam apenas os maridos. A maioria das respostas positivas também foi para “ambos”, com 48,6% de afirmações.
As respostas também foram curiosas com relação à faixa etária: 43,8% dos homens entre 20 e 29 anos afirmaram que o problema está nas parceiras. O dado caiu para 26,3% entre homens de 30 anos e 23,8% entre os homens com mais de 40 anos.
No caso das mulheres, houve mais afirmativas sobre as causas da falta de sexo estarem em si mesmas. O auge foi das mulheres com mais de 50 anos: 36,3% delas disseram que sim. E no caso das jovens na faixa de 20 anos, as afirmativas foram positivas para 32%.
Mesmo as mulheres mais jovens mostraram um alto índice de falta de apetite ou desejo sexual para se relacionar com os maridos.
Leia também: Os trabalhadores que estão esperando para serem efetivados no Japão: “faz 12 anos que sou arubaito”
O que causou a falta de sexo no relacionamento?
Esta foi uma das perguntas mais importantes da pesquisa, que tentou mapear o que aconteceu na vida dos casais que acabou esfriando a relação. A maioria das respostas de homens e mulheres foi sobre o nascimento dos filhos: 23.8% dos homens e 24.8% das mulheres disseram que o sexo passou a ser pouco frequente depois de se tornaram pais e mães.
Outra causa que chamou a atenção foi a falta de companherismo dos casais, 12,8% dos homens e 10,2% das mulheres disseram que, com o tempo, o relacionamento foi piorando e por causa disso, o sexo se tornou um evento raro. Esses podem ser os casos mais próximos de um divórcio.
Já a causa exata para a “distância” entre os casais é uma falta de apetite sexual entre homens e mulheres. Para 32,1% dos homens, as esposas não sentem vontade e 25,3% disse que eles mesmos não sentem vontade. Houve outros motivos também, como o cansaço, a rotina, a falta de tempo e a perda do interesse específico pelo parceiro (a).
No caso das mulheres, os números foram ainda mais expressivos. Cerca de 40% das entrevistadas afirmaram que tiveram uma queda do desejo sexual e 23,2% notaram que os maridos estão menos interessados também. Em 15,2%, o problema relatado foi que passaram a enxergar o marido apenas como “família” e 14% das mulheres disseram que, desde o início, não gostavam de sexo.
As informações podem estar relacionadas com outros dados também, como a queda nos registros de casamentos, dificuldade de se relacionar amorosamente e também a crescente baixa da taxa de natalidade, que tem caído ano a ano por mais de três décadas e é grande preocupação para o governo japonês.