Tóquio – As temperaturas voltaram a subir e o mês de agosto promete ser de calor intenso na maior parte do arquipélago nipônico. A hipertermia, condição que provoca o superaquecimento do corpo, é uma das preocupações da temporada e junto com isto, é preciso pensar nos casos de crianças que acabam esquecidas em automóveis.
Uma pesquisa da empresa japonesa Sanyo Trading, divulgada pela emissora Fuji TV, mostrou que deixar crianças sozinhas no carro não é algo tão incomum. O questionário foi disponibilizado entre 18 e 23 de maio deste ano e 2.652 motoristas, de 20 a 69 anos, responderam sobre seus filhos e netos.
Do total, cerca de 30% (768 pessoas) disseram que já deixaram a criança sozinha dentro no carro. E deste número, 18 pessoas contaram que já aconteceu de esquecerem por completo de que o filho ou neto pequeno estava no automóvel.
Entre as 768 pessoas que disseram já ter deixado crianças sozinhas no carro, cerca de 65% (504) respondeu que quando acontece, costuma ser menos de 5 minutos. Entre os que de fato esqueceram, o tempo é mais longo e 40% disseram que já deixaram por mais de 15 minutos.
Houve ainda 28 relatos de pessoas que perceberam algum sintoma de hipertermia na criança, o rosto vermelho ou que estava desorientada quando voltaram ao carro para buscar. A emissora perguntou aos responsáveis pela pesquisa sobre as razões que foram apontadas para o esquecimento e como prevenir este tipo de incidente perigoso que pode acontecer com qualquer um.
Leia também: O mistério por trás da menina norte-coreana com canal no Youtube: “tenho 11 anos, sou fluente em inglês e vivo em Pyongyang”.
O que leva ao esquecimento no carro
De acordo com os dados da pesquisa, esquecer uma criança no carro é algo que pode acontecer por causa do hábito da pessoa de sempre dirigir para o mesmo lugar sem estar com o filho ou neto no carro ou de fazer algo fora de sua programação comum. O estresse também tem sua parcela de culpa, quando a cabeça está focada em preocupações particulares.
“Existe até um estudo que mostra que por mais valioso que algo seja ou por mais importante e amado alguém seja, as pessoas podem se esquecer se for em uma situação como essas”, disse o representante.
Como prevenir e garantir a segurança dos filhos
Ter consciência dos riscos é importante, mas isto não garante que o esquecimento não irá acontecer por alguma circunstância do dia. A Sanyo Trading mencionou que desenvolveu um dispositivo chamado “VitaSense”.
Trata-se de um sensor instalado no teto do carro, que detecta a respiração infantil e o movimento do peito. A ideia é que isto faça soar o alarme do carro em caso de esquecimento, mas a empresa ainda precisa iniciar o desenvolvimento conjunto com as fabricantes de automóveis.
Uma maneira simples de evitar o esquecimento é criar o costume de colocar o celular para despertar mais ou menos no horário previsto para chegar ao local de destino quando tiver com criança no carro. Neste alarme, é possível deixar ainda um lembrete de que a criança estava no veículo, caso soe depois de sair do carro e a pessoa não lembre o motivo do alarme.