Tóquio – As férias de verão representam um período importante e desejado para as crianças em idade primária, pois é o momento de passar mais tempo com a família, se divertir e descansar da rotina.
No entanto, o sistema escolar japonês não permite que as crianças abram mão das atividades de estudo mesmo durante o recesso. É comum que haja muitas tarefas para fazer em casa, lista de livros, atividades de escrita, redação, matemática e por aí vai.
Um estudo da empresa Eole, que gerencia a plataforma de serviços de comunicação em grupo “Raku raku Renraku Mou”, realizou entrevistas com 1.337 famílias com crianças em idade primária e usuárias do serviço.
A plataforma conecta pessoas interessadas em fazer reservas com uma série de serviços, sem a necessidade de trocar e-mails e informações pessoais. A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 27 de julho deste ano e através da internet. O resultado foi divulgado no portal japonês All About.
As famílias que participaram do estudo foram questionadas sobre a lista de atividades que as crianças recebem da escola para fazer durante as férias de verão.
O assunto é polêmico e costuma causar estranheza em muitas famílias brasileiras no Japão, já que não é costume no Brasil que as crianças tenham temas para fazer nas férias. Se por um lado as atividades mantém os pequenos ocupados e com a mente conectada aos estudos, por outro, pode comprometer o período de descanso.
O estudo mostrou que a maioria das famílias japonesas é a favor das tarefas. Cerca de 65% das respostas foram positivas quanto a prática escolar de dar muitos temas de casa. No entanto, 35% dos pais disseram que acham as tarefas nas férias desnecessárias.
Leia também: Depois de 3 anos, autoridades reconhecem que bullying causou suicídio de aluna de 13 anos em Aichi.
Tarefas aprovadas para as férias
Metade dos entrevistados que aprovaram as tarefas disseram que, embora achem importante, acreditam que há temas interessantes e outros que podiam ser removidos da lista de férias.
A tarefa mais indesejada na opinião dessas famílias é a de caligrafia, com 503 votos a favor de remover este tipo de tema do período de recesso escolar. Em segundo lugar ficou o tema de confecção de cartaz, com 485 votos. A terceira tarefa mais indesejada de acordo com os pais foi a atividade de leitura e escrita das impressões de um livro, com 233 votos.
Os pais também votaram nas tarefas que acham necessárias para as crianças durante as férias. A mais votada foi a de repetição de frases e kanjis, chamada de “doriru”, que é uma atividade mais manual e recebeu 1.120 votos. Em segundo lugar ficou o “diário das férias de verão” (661 votos), que incentiva as crianças a escrever sobre o que fizeram no dia a dia das férias.
O terceiro lugar entre as atividades mais aprovadas foi a “pesquisa livre“, que faz com que os alunos efetuem algum tipo de pesquisa sobre algo escolhido por eles mesmos durante as férias. Essa tarefa recebeu 459 votos de aprovação.