Tóquio – A polícia japonesa costuma fazer cerimônias e emitir certificados para homenagear e agradecer os cidadãos que contribuíram com a solução de um crime, ajudaram alguém que estava precisando ou salvaram vidas.
Nem sempre os homenageados são adultos. Há muitos casos de crianças que ajudaram idosos com demência que estavam perdidos na rua ou pessoas precisando de ajuda.
Mas, dessa vez, os prestigiados pela polícia são pequenos demais para receber um certificado em uma cerimônia cheia de formalidades.
As crianças têm entre 4 e 5 anos e frequentam a creche Donguri-yama Hoikuen, localizada no distrito Nerima, em Tóquio. Em junho deste ano, os funcionários da creche levaram os pequenos para brincar no parque e, neste dia, três crianças encontraram algumas carteiras que tinham sido jogadas em um canto na grama.
Elas entregaram as carteiras para a professora, que fez o contato com a polícia.
As carteiras, na verdade, tinham sido abandonadas por um ladrão que acabou preso. O fato de os pequenos terem encontrado foi de grande ajuda para a investigação.
O caso foi relatado em uma reportagem da Emissora Fuji e outros canais da mídia japonesa, mas não houve detalhes sobre o crime de furto das carteiras, como aconteceu e quem eram as vítimas.
Leia também: Como um bebê de 10 meses acabou esquecido no carro e morreu no estacionamento de um Costco no Japão
A festinha na creche
A polícia japonesa não só promoveu uma festa para as crianças, mas também trouxe o mascote para participar, o “Piipo kun”, que o personagem da própria polícia. No Japão, é muito comum que cidades, províncias e instituições tenham seus mascotes, que são personagens utilizados em promoções de marketing e para gerar mais intimidade com o público.
No caso da polícia, o Piipo kun simboliza a instituição desde 1987. Ele pode ser visto nos materiais ilustrados e panfletos informativos da polícia, na decoração de postos policiais, em páginas oficiais na internet e também na forma de fantasia que alguém veste em eventos.
O Piipo Kun que apareceu na festinha das crianças, não só animou e brincou com os pequenos, mas também transmitiu uma mensagem em nome dos policiais. As crianças foram reconhecidas e receberam agradecimentos por terem ajudado no combate ao crime.
Um dos meninos que recolheu as carteiras e entregou para a professora ficou muito orgulhoso e comentou o incidente:
“Eu vi no chão e pensei que tinha que devolver ao dono e fico feliz de ter encontrado. Quando crescer quero ser alguém como os policiais, eles são incríveis”, disse o garoto.
A polícia aproveitou a ocasião para reforçar o pedido para todas as crianças:
“E a partir de agora também, quando perceberem um objeto esquecido por aí, sempre avisem as pessoas mais velhas perto de vocês”.
A orientação que a polícia passou para a turma da creche também vale para os adultos. É sempre bom ajudar na recuperação de objetos perdidos e alertar a polícia quando encontrar algo de valor nas ruas.