Tottori – O podostroma cornu-damae, conhecido como “kaentake” no Japão, é um fungo que já provocou mortes no país e na vizinha Coreia do Sul. A espécie é de um vermelho-vivo que chama atenção e os incidentes acontecem por falta de conhecimento ou quando é confundida com outra espécie comestível e parecida.
Desta vez, o alerta foi dado pela prefeitura da cidade de Daisen, na província de Tottori. O fungo foi encontrado no “Chugoku Shizen Hodou”, uma rota turística que passa pelas províncias da região de Chugoku, segundo uma reportagem do jornal Yomiuri.
A espécie foi localizada na última segunda-feira (15), em um trecho da rota próximo da trilha de subida do Monte Kawadoko na cidade de Daisen. Foram encontrados cerca de 10 cogumelos de até 10 centímetros e a espécie foi eliminada do local para evitar possíveis acidentes.
O fungo pode ser encontrado em outros locais de natureza pelo Japão e o mesmo alerta já foi emitido por muitas províncias, como Nara, Osaka e Kanagawa.
O consumo do cogumelo já fez vítimas fatais., principalmente entre os anos 1990 e 2000, quando era menos conhecido. No ano 2000, houve uma vítima que confundiu o cogumelo com outra espécie comestível e de aparência semelhante, chamada de “beninagina-tatake” (clavulinopsis miyabeana). O homem, que morava em Gunma, comeu pedaços com beringela e 15 minutos depois começou a vomitar e foi ao hospital. Ele morreu 4 dias depois do incidente.
Em 1999, houve um caso em Niigata de 5 homens que se hospedaram em um hotel tradicional japonês. Na recepção da propriedade, havia uns cogumelos decorativos e eles resolveram pegar um para mergulhar no saquê e comer, achando que se tratava de fungo medicinal. Um deles acabou morrendo.
Depois do episódio, um funcionário do hotel contou que foi na montanha e encontrou os raros cogumelos vermelhos e decidiu usar de decoração na recepção. Este episódio foi amplamente divulgado na época e fez com que a espécie se tornasse mais conhecida no país.
Leia também: Os manuais que prometem ganho fácil de ¥400 mil por mês e estão enganando consumidores no Japão.
Perigos do fungo vermelho
O kaentake pode ser fatal se ingerido mesmo em poucas quantidades: 1g é suficiente para matar. De acordo com o alerta do micologista australiano especializado em fungos, Matt Barrett, este fungo é o único entre os cogumelos tóxicos conhecidos pelos pesquisadores que possui toxinas que podem ser absorvidas pela pele.
“Se tocar no fungo, a reação é de dermatite, sintomas como vermelhidão e inchaço. Se o cogumelo foi ingerido, a vítima sofre sintomas terríveis, primeiro dor de estômago, vômito e diarreia, depois febre, dormência, encolhimento do cérebro, percepção alterada e dificuldades de se comunicar”, explicou.
Os sintomas começam rapidamente, cerca de minutos após a ingestão e se não for tratado, o paciente pode sofrer falência dos órgãos ou morrer por uma disfunção do nervo cerebral.
Os países que costumam registrar o aparecimento deste fungo na natureza é o Japão e a Coreia do Sul. Mas em 2019, a espécie foi encontrada pela primeira vez na Austrália e provocou um alerta local. Por ser chamativo e raro, não é incomum que aconteçam incidentes com pessoas desavisadas que observam o kaentake pela primeira vez.