Tóquio – Quem mora aos arredores de Tóquio e olhou para o céu por volta das 19h de quinta-feira (18), pode ter visto um meteoro do tipo bola de fogo cruzando o espaço, deixando um rastro de brilho segundos após a passagem.
A cena surpreendeu moradores de várias províncias da região de Kanto. Houve relatos de pessoas que assistiram em Setagaya, um distrito de Tóquio, e também em Tochigi e em Kanagawa.
Na cidade de Hiratsuka em Kanagawa, o especialista do Museu de Hiratsuka, Daichi Fuji, fotografou o meteoro e explicou no programa Mezamashi-8 da emissora Fuji o motivo de ser um fenômeno raro:
“Podemos observar o rastro de brilho que ficou no céu logo depois da passagem e foi se desfazendo aos poucos. São raros os meteoros estilo “bola de fogo” que produzem este efeito”, comentou.
Foi uma experiência única para quem deu a sorte de olhar para o céu no momento exato da passagem e foi surpreendido pelo fenômeno.
Leia também: Menina japonesa de 7 anos abre loja de usados por um dia e doa lucro a um refeitório para crianças pobres em Aichi.
A explosão misteriosa e o meteoro
Depois da passagem do meteoro, barulhos de explosão foram ouvidos em Yokohama, capital da província de Kanagawa. A polícia foi acionada pelo número de emergências 110 e no local do barulho, algumas árvores estava com marcas de queimado.
A explosão aconteceu no distrito de Izumi e a polícia está investigando as causas. Em um primeiro momento, a suspeita das autoridades foi de que o meteoro visto no céu teria caído naquela região, causando o barulho, as marcas nas árvores e um possível princípio de incêndio que se apagou.
Mas a ideia foi descartada logo depois, talvez pela diferença de horário entre o fenômeno astronômico e a explosão.
De acordo com a polícia e o corpo de bombeiros, havia marcas em várias árvores e a informação de que uma rede elétrica tinha sido danificada. Mas a TEPCO, companhia de luz de Tóquio, não confirmou essa informação.
A origem da explosão não foi esclarecida ainda, mas ocorreu várias horas depois do meteoro, que cruzou o céu na noite anterior. Os barulhos que fizeram moradores chamar a polícia foram registrados por volta das 10h da manhã desta sexta-feira, enquanto que a bola de fogo cruzou o céu por volta das 19h da noite passada.
O caso da explosão em Yokohama segue sendo investigado e quanto ao meteoro, não se sabe onde caiu.