Tóquio – Um restaurante da rede Sukiya, em Tóquio, resolveu desafiar um motorista que deixou o carro por longas horas no estacionamento e sem autorização.
De acordo com uma reportagem do programa Mezamashi-8 da Fuji, o incidente aconteceu nos dias 2 e 3 de setembro. O motorista estacionou por volta das 9h da manhã e voltou às 20h30, quase 12 horas depois.
Os funcionários acabaram irritados com a situação e em vez de colar um único bilhete de advertência no automóvel, resolveram colar 286 mensagens idênticas. Os papéis foram fixados com fita adesiva em todas as partes do carro, sem deixar espaços livres.
Cada roda recebeu 7 papéis enrolados e nem os espelhos retrovisores escaparam das mensagens.
Em um japonês formal, a advertência informa que o motorista voltou a deixar o carro por longas horas no estacionamento, apesar das solicitações do restaurante para que não deixasse.
E há um aviso: “se essa situação voltar a acontecer, vamos identificar o motorista através da placa do carro e tomar medidas legais”.
Leia também: Salada, frutas e comida do voo: saiba que itens não podem ser trazidos ao Japão e reduza os riscos de pagar multas
As medidas legais e polêmica
Depois de ter quase 300 bilhetes colados em todos os cantos do carro, quem pode acabar tomando medidas legais também é motorista. O advogado Kazutaka Otatsu explicou, em entrevista para a emissora, a problemática dos bilhetes.
“Não há nenhum problema legal em colar advertências em automóveis, mas neste caso, foram muitos bilhetes. Se, por exemplo, a fita adesiva não sair e causar algum prejuízo no carro, o motorista pode entrar com uma ação por danos à propriedade. Não é nem um pouco recomendável fazer isso”, explicou.
Em vez de se irritar, os funcionários do restaurante poderiam ter iniciado o procedimento contra o motorista que deixou o carro ilegalmente.
“Eles deveriam tirar foto do carro, pegar a informação da placa para identificar o motorista, registrar e iniciar os procedimentos legais para cobrar pelo tempo de uso do estacionamento e mais uma indenização”, disse.
Os bilhetes em excesso também causaram outros problemas: alguns acabaram voando do carro e se tornando lixo pelas ruas próximas.
A rede Sukiya informou que, depois de algumas reclamações, decidiram tirar todos os bilhetes e deixar apenas um. O dono do carro ficou surpreso e prometeu que não iria mais utilizar o estacionamento.
Por fim, o Departamento de Publicidade da rede Sukiya acabou se desculpando pelo comportamento dos funcionários que “passou dos limites”.
“Os responsáveis pelo restaurante estavam muito conscientes da problemática de pessoas que deixam o carro no estacionamento e acabaram cometendo um excesso. Eles foram advertidos sobre isso e orientados sobre como proceder de forma correta se acontecer novamente”, explicou um representante.