A Sharp anunciou na última sexta-feira (29) a venda do terreno e do edifício de sua Fábrica de Kita Kameyama, localizada na cidade de Kameyama, província de Mie, para a empresa Topia, especializada em desenvolvimento e prototipagem de novos produtos. O contrato foi firmado pelo valor de 1,2 bilhão de ienes, e a entrega oficial do imóvel está prevista para o dia 25 deste mês.
A fábrica, que já foi um polo de produção de sensores para smartphones, chegou a empregar centenas de trabalhadores estrangeiros, incluindo brasileiros, peruanos e filipinos.
A decisão faz parte da estratégia da Sharp de adotar uma gestão asset-light, voltada para maior eficiência no uso de ativos e fortalecimento da saúde financeira da companhia. Segundo a empresa, a medida permitirá acelerar a transição para um modelo de negócios focado em suas próprias marcas.
Além desta transação, a Sharp planeja vender também sua segunda fábrica em Kameyama para a controladora taiwanesa Hon Hai Precision Industry (Foxconn) até agosto de 2026.
Com a venda do imóvel, a empresa estima registrar um ganho de 484 milhões de ienes na alienação de ativos fixos, que será refletido em suas demonstrações financeiras consolidadas referentes ao segundo trimestre do ano fiscal que se encerra em março de 2026. O valor contábil do ativo transferido era de 573 milhões de ienes.