Tóquio – Reduzir o lixo plástico é uma necessidade dos tempos atuais, tendo em vista os danos ambientais que causam ao permanecer por séculos no meio ambiente, afetando os oceanos, animais marinhos e até a nossa alimentação.
A Starbucks, uma das maiores redes de cafeterias do mundo, tomou iniciativa para reduzir o oferecimento de utensílios plásticos em suas lojas no Japão.
Segundo uma reportagem da emissora NHK, os testes serão iniciados em algumas cafeterias da marca no distrito Chiyoda em Tóquio no próximo dia 22 e estarão em vigor até maio do ano que vem.
A ideia da rede é oferecer copos de aço inoxidável aos clientes que desejarem. Para isto, é preciso solicitar no balcão de atendimento da cafeteria. O funcionário irá fornecer o copo e cadastrar o empréstimo através da leitura de um código pelo smartphone.
O cliente que pegar o copo gratuitamente deve devolver para a cafeteria em até três dias e não precisa se preocupar em lavar o utensílio. A administração tomará conta deste serviço e os copos serão oferecidos para novos clientes.
O objetivo é construir uma rede de circulação de copos, reduzindo assim o uso dos materiais descartáveis e o volume de produção de lixo.
Leia também: Homem despeja 200 bitucas de cigarro em porta de empresa no Japão: “não conseguimos entender o motivo”
Análise dos testes e redução do lixo plástico
A empresa ainda não sabe como os consumidores reagirão a ideia, se os copos reutilizáveis serão amplamente aderidos e devidamente devolvidos para a loja no prazo estabelecido. E quais serão os efeitos em termos de redução do volume de lixo plástico.
Por isto, os testes estarão em vigor até maio do ano que vem. Depois deste período, a administração irá analisar os resultados e verificar a possibilidade de adotar este sistema de forma definitiva e também em outras lojas em Tóquio e pelo país.
Rei Fukawa, representante do time administrativo, se mostrou entusiasmada com o projeto que pode reduzir com eficiência o volume de lixo produzido pela empresa.
“Vamos verificar como os clientes usarão os copos e analisar as possibilidades de efetivar o sistema de forma definitiva”, comentou.
O sucesso do projeto, no entanto, depende em parte da consciência dos próprios clientes para escolherem o uso do copo de aço inox e respeitarem as regras do empréstimo.
O projeto da Starbucks não é incomum. Outras empresas também estão tomando medidas parecidas ou planejando ações de redução de utensílios descartáveis.
Segundo a NHK, empresas do setor alimentícios e a rede Aeon também estão estudando a implementação de recipientes que podem ser reutilizados para fornecer produtos e alimentos aos clientes.