A Toyota Motor Corp. anunciou que estabilizará sua primeira linha de produção dedicada exclusivamente a veículos elétricos (VEs) no Japão. A nova linha entrará em operação neste outono na planta de Takaoka, localizada na cidade de Toyota, na província de Aichi.
Com uma capacidade de produção estimada em 100 mil unidades por ano, a iniciativa faz parte da estratégia da montadora para fortalecer sua infraestrutura e atender à crescente demanda pelo mercado de VEs. Atualmente, a planta de Takaoka conta com duas linhas de produção, das quais uma será totalmente dedicada a veículos elétricos.
O modelo inicial a ser produzido na nova linha será o SUV elétrico bZ4X, lançado em 2022 como o primeiro VE produzido em massa pela Toyota. Parte dessa produção será destinada à exportação. Além disso, a montadora estuda expandir a variedade de modelos fabricados na planta e estabelecer uma linha de montagem de baterias no local.
Atualmente, o bZ4X é produzido na mesma linha que os carros híbridos na planta de Motomachi, também na cidade de Toyota, mas os altos custos de fabricação têm sido um desafio. Com a nova linha, a Toyota busca otimizar a produção e reduzir custos.
O crescimento da Toyota no segmento de VEs tem sido expressivo. Em 2024, as vendas globais de veículos elétricos da empresa aumentaram cerca de 30% em relação ao ano anterior, totalizando 140 mil unidades vendidas. A nova linha de produção reafirma o compromisso da Toyota com a eletrificação e a expansão de sua presença no mercado de VEs.