O preço médio do pacote de 5 quilos de arroz nos supermercados japoneses atingiu 4.214 ienes, já com imposto incluído, na semana encerrada em 6 de abril, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (14) pelo Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão (MAFF).
Esse valor representa a 14ª semana consecutiva de aumento nos preços, com uma elevação de 8 ienes em relação à semana anterior (31 de março a 6 de abril). O levantamento é realizado semanalmente pelo MAFF com base em dados coletados de cerca de mil supermercados em todo o país.
Apesar da alta expressiva, as vendas cresceram 0,9% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando o mesmo pacote custava 2.068 ienes — ou seja, menos da metade do valor atual.
Para conter a escalada nos preços, o governo começou a liberar estoques públicos de arroz para venda no varejo no final de março. No entanto, o MAFF informou que, durante o período da pesquisa, o arroz estocado ainda não havia sido totalmente distribuído às prateleiras dos supermercados, o que limita, por ora, o impacto esperado na redução dos preços. A previsão é que os efeitos comecem a ser sentidos após meados de abril.
A disparada no preço do arroz tem gerado preocupação entre consumidores e autoridades, já que o alimento é item essencial na mesa dos japoneses.