O Adventure World, parque temático localizado em Shirahama, na província de Wakayama, anunciou que realizará uma festa de despedida para seus quatro pandas-gigantes no final de junho. A celebração marca a partida de Rauhin, Yuihin, Saihin e Fuhin, que serão transferidas para uma base de pesquisa na província de Sichuan, na China.
A decisão foi tomada após o fim do acordo de cooperação para a preservação dos pandas, que expirará em agosto deste ano. Segundo o parque, a transferência ocorrerá em junho, aproveitando o clima mais ameno da temporada.
As quatro fêmeas nasceram no Adventure World, símbolo do sucesso do projeto de conservação que teve início em 1994. Rauhin, a primogênita, tem 24 anos, enquanto Yuihin tem 8, Saihin 6 e a caçula, Fuhin, 4 anos. Ao longo de três décadas, o parque foi lar de 17 filhotes, quase todos filhos do panda Eimei, que chegou ao Japão no início da parceria.
Conhecidos carinhosamente como a família “hama”, em referência ao kanji presente tanto no nome da cidade quanto nos nomes dos pandas, os animais ajudaram a consolidar Shirahama como um destino turístico popular para os amantes desses icônicos ursos.
Com a partida das quatro pandas, o Japão contará apenas com dois pandas-gigantes, que vivem no Zoológico de Ueno, em Tóquio. Todos os pandas-gigantes no país, inclusive os nascidos em solo japonês, são oficialmente emprestados pela China.
O Adventure World afirmou que deseja fortemente dar continuidade ao projeto conjunto e continuará em negociação com as autoridades chinesas para futuras colaborações.