Tóquio – Viver sem custo pode parecer impossível, mas não para Yuya (nome fictício). Desempregado, o japonês apostou em um esquema para se beneficiar de pontos e não precisar gastar dinheiro com sua alimentação.
Para viver sem custo, Yuya também encontrou soluções para moradia e vem dando conta de suas necessidades básicas sem gastar dinheiro.
Em tempos de pandemia, a perda do emprego ou a redução da renda se tornou uma realidade para muitas pessoas. No meio das dificuldades financeiras, há quem tenha sobrevivido a base de criatividade.
O japonês de 39 anos contou ao portal Nikkan SPA! como utiliza sete smartphones para acumular pontos em restaurantes e então utilizá-los para fazer refeições gratuitas.
A estratégia com os aparelhos não se resume apenas aos restaurantes. Ele utiliza aplicativos de pesquisa e enquetes que garantem cupons e com sete celulares, consegue receber diversos bilhetes promocionais, acumular pontos e obter itens, produtos, bebidas e alimentos gratuitos.
Leia também: O ex-empresário que hoje é morador de rua no Japão: “cato latinhas e tenho um gato”
Viver sem custo
O estilo de vida de Yuya se baseia no aproveitamento de serviços gratuitos, que muitas vezes fazem parte da estratégia de marketing de empresas.
Ele conta que o aplicativo que mais usa para essa finalidade é o “Zeetle”, um serviço que organiza cupons oferecidos em lojas próximas ao usuário e permite o gerenciamento digital de cartões de pontos.
“Há um restaurante que garante um ponto em cada visita. Ao acumular cinco pontos, ganho um petisco gratuito e com 10 pontos posso fazer uma refeição completa de graça”, explica.
Ao entrar no restaurante, Yuya vai até a máquina de pontos, e então aproxima os celulares um por um, obtendo sete pontos de uma vez só. Desta forma, consegue ir ao restaurante e comer de graça quase todos os dias.
“Comecei a juntar pontos há dois anos. Os cincos pontos já me ajudam a matar a fome com petiscos e então eu vou embora com mais sete pontos e quando me dei conta, já estava comendo o menu principal. Só que no restaurante da cidade já estão me observando, então não posso ir mais”, contou, rindo da situação.
Gastos do dia a dia
O mérito de ter sete telefones não se resume aos restaurantes. Yuya aproveita sete vezes as promoções em que a primeira vez é de graça, responde enquetes e ganha sete vezes mais pontos.
“Eu respondo as pesquisas e ganho cupons de bebidas e batatas fritas. Uso o aplicativo “KODO” oficial do McDonald’s e recomendo. Nas épocas de promoção você faz um contrato de graça e depois consegue acumular dinheiro”, diz.
Yuya também não encontra problemas para se abrigar. No dia a dia, dorme na casa de amigos e mulheres, passa um tempo em locais diferentes e não precisa gastar com aluguel ou outras contas.
Durante o dia, costuma entrar em lojas de celulares sem ter um objetivo e aproveita os filtros de água oferecidos aos clientes.
“Corto o cabelo no salão de beleza, vou ver filmes e aproveito todos os serviços oferecidos gratuitamente. Há muitos serviços assim. É claro que dá um pouco de trabalho, mas eu sinto mais estresse se estiver trabalhando por contrato. Passar o dia rodando de bicicleta atrás de pontos não me incomoda”, garante.
No fim das contas, a atividade diária de Yuya se resume em perseguir promoções, engrossar cartões de pontos e aproveitar serviços gratuitos. Será que viver sem custo, nessas condições, vale a pena? Ele acredita que sim.
Quando terminou a entrevista com o portal Nikkan SPA!, Yuya se desculpou e foi embora apressado.
“Preciso ir em uma loja obter um novo cupom”.