Itoshima – Os dias de praia se tornam frequentes no auge do verão. O lazer à beira mar exige cuidados e nem todos os perigos são fáceis de perceber, como é o caso dos tubarões.
Em uma praia de Itoshima, na província de Fukuoka (região de Kyushu) um grupo de tubarões-martelo surpreendeu visitantes, banhistas e surfistas que curtiam o dia de lazer.
O episódio aconteceu na última quarta-feira (28), segundo uma reportagem da emissora Fuji. Foi possível captar algumas imagens aéreas dos tubarões e de acordo com a polícia local, os animais marinhos tinham entre 1m e 1,5m de comprimento.
As fotos são individuais, mas eram algumas dezenas de tubarões de acordo com as autoridades locais. Eles foram vistos a cerca de 200 metros da costa na região de Shimakeya, perto de uma praia popular para nadar no verão.
Assim que as autoridades tomaram conhecimento, surfistas e banhistas que estavam em uma área próxima foram avisados. Cerca de 45 pessoas tiveram que buscar refúgio.
“Eu fiquei com muito medo”, comentou um banhista. “Eu subi na prancha e quando estava boiando na água, olhei para baixo. Fiquei pensando se eles não estavam mais embaixo”, disse um surfista.
Não houve incidentes entre os tubarões e os banhistas. A prefeitura local acredita que o grupo estava perseguindo as raias, que são as principais presas desta espécie. Desde meados de julho, muitas raias começaram a aparecer em uma área mais próxima da costa, o que deve ter atraído os tubarões.
No geral, não é comum vê-los tão perto do local onde as pessoas costumam se divertir durante o verão.
Esses tubarões são perigosos?
Não há muitos relatos de ataques de tubarões-martelo a humanos. Esta espécie não costuma ser agressiva e se alimenta basicamente de raias, outros peixes, polvos, lulas e outros tubarões.
Natsuto Akashi, do Departamento de Exposição de Espécies Marinhas do Aquário Marine World Uminonaka Michi, de Fukuoka, contou para a Fuji TV um pouco mais sobre o comportamento deste tipo de tubarão.
“Eles não possuem a boca muito grande em comparação com outras espécies e é raro que tentem atacar pessoas de propósito. Mesmo assim, se ver este tipo de tubarão, o ideal é sair rapidamente do mar e não entrar na água”, explicou.
Por causa do incidente, a prefeitura avisou banhistas e surfistas que costumam praticar atividades de lazer e esportes na região. A praia não foi fechada, mas o alerta é para que as pessoas tomem cuidado redobrado caso resolvam curtir o local ainda no mês de agosto.
Outros casos
Aparições incomuns de tubarões em praias japonesas têm surpreendido visitantes em regiões diferentes do arquipélago.
Além de registros de pessoas que viram ou fotografaram tubarões, ocorreu também um caso de acidente no mês de julho. No último dia 20, um homem na faixa dos 50 anos, que surfava na praia Oarai Sun Beach em Ibaraki, foi atacado no mar e sofreu um ferimento grave na perna esquerda.
O homem conseguiu sair da água com a perna sangrando e levou 21 pontos, segundo outra reportagem da emissora Fuji. Depois do resgate, um helicóptero tentou identificar a presença do tubarão nas águas da região, mas ele não foi localizado.
Em junho, um tubarão causou um susto em Kashiwazaki, na província de Niigata. O peixe da espécie tubarão-corre-costa foi visto a 2 quilômetros da costa e chegou a rondar um caiaque.
Por sorte, não houve incidentes.