Tóquio – Você consegue se lembrar de como eram os seus desenhos aos 7 anos de idade? Se você fechar os olhos e tentar se lembrar, talvez visualize um desenho simples, traços irregulares, pinturas que passam do limite das bordas.
Uma criança nesta idade não costuma ter muitas habilidades para fazer um desenho com aparência profissional. Por isto mesmo uma menina japonesa, que está no 1° ano do ensino primário (shougakkou) chamou atenção na internet ao desenhar um camarão com traços realistas.
O desenho foi publicado no Twitter pelo pai da menina, Daisuke Tanaka (@DaisukeMAN). Ele escreveu no post que se sentia grato pelos seguidores acompanharem suas “postagens bobas de pai” e perguntou o quê os internautas achavam do desenho de sua filha de 7 anos:
Não deu outra. A publicação repercutiu e atingiu mais de 250 mil reações. Os comentários eram de seguidores espantados, que elogiaram os traços realistas do desenho e a pintura, que mostra uma coordenação incomum para a idade.
O portal MyNavi News conversou com Daisuke sobre o talento da filha e descobriu mais sobre a rotina da menina. O nome dela não foi revelado na publicação no Twitter e na reportagem.
Leia também: Metade dos homens japoneses de 50 anos diz não ter amigos: pesquisa apontou o problema da solidão
Uma menina cheia de talento
Daisuke é um pai orgulhoso de três crianças. A dona do desenho é a filha mais velha, que iniciou a nova vida na escola primária no ano passado. Ele falou um pouco sobre como ela é em casa, o que gosta de fazer e como decidiu se dedicar a fazer um desenho bem feito de um camarão, apesar de sua pouca idade.
A sua filha sempre gostou de desenhar? Como ela é na escola?
Ela sempre gostou de desenhar e de fazer coisas manuais, artesanato. Em casa, ela não é do tipo que sossega. Gosta de sair para fora e se movimentar. É uma menina muito atenta nos detalhes e muito sensível às mudanças no estado emocional das pessoas.
O que a sua filha diz com relação a este desenho do camarão?
Ela diz que se dedicou para desenhar um camarão bem bonito. Eu disse a ela que muitas, muitas pessoas estavam elogiando o desenho e ela saiu pulando pela casa, feliz da vida.
A sua filha já estudou desenho alguma vez?
Desde os 6 anos ela frequenta uma escola de arte para crianças.
E no futuro, o que você gostaria que ela se tornasse?
Eu quero que ela descubra todas as coisas que gosta de fazer e seja livre fazendo o que ama. Claro que valorizo seus talentos e aptabilidade, mas acho que é mais importante deixá-la se divertir com liberdade, priorizando o que gosta de fazer. Estou curioso para ver os novos desenhos dela e se irá aflorar interesses em outras coisas além da arte.