Tóquio – O mundo acompanha com transtorno e tristeza a situação dos ucranianos depois da invasão russa há um dia. O país comandado por Vladimir Putin cercou a nação vizinha e iniciou o ataque pelo norte, leste e sul da Ucrânia.
No primeiro dia da guerra, pelo menos 137 ucranianos perderam a vida. Mísseis foram lançados, deixando mortos, destruição e pavor. O grupo G7, países europeus, Estados Unidos e outras nações reforçaram as sanções contra a Rússia.
A União Europeia anunciou sanções contra 70% dos bancos russos e os Estados Unidos tomaram medida parecida, encerrando a conexão de bancos com o sistema financeiro americano. Nada disso parece ser capaz de parar Vladimir Putin.
No Japão, um youtuber ucraniano gerou comoção ao publicar um vídeo emocionado sobre a guerra que atinge seu país de origem. Sawa é dono do canal “Sawayan Games” e produz vídeos sobre games junto com o irmão. Os vídeos mostram partidas de jogos e dessa vez não foi diferente.
Sawa postou o vídeo em que jogava uma partida de Mario Kart. O youtuber que costuma ser bem humorado e divertido, desabafou com os seguidores e mostrou suas preocupações e pensamentos quanto a situação crítica que a Ucrania está enfrentando.
Enquanto jogava, Sawa dizia que “não estava no clima de jogar, mas ia jogar mesmo assim”. Ele falou que não queria dizer que a guerra começou, mas é tomado por essas palavras e que “até o último segundo”, duvidou que Putin fosse mesmo ter coragem de atacar a Ucrânia.
Mas os relatos e as emoções de Sawa foram além. Ele perguntou por que isto tinha que acontecer. “Por que as pessoas tem que fazer guerra? Eu não entendo. Eu quero que alguma pessoa me explique o motivo de tudo isso. Por que temos que nos envolver nisso? O que nós fizemos?”.
Ele fazia pausas e dava para perceber o quanto estava abalado e engasgado. Mesmo assim, seguia jogando e tentando se distrair.
“Realmente não é o momento de jogar Mario Kart, mas vou jogar mesmo assim. Talvez a minha partida ajude a mudar algo, ou talvez não mude nada. Este é o meu estado mental do momento. Vou rezar pela seguranças daqueles que estão em perigo”, revelou.
Leia também: A polêmica da professora que agrediu crianças da sala especial de escola em Hyogo e foi punida com redução salarial.
Reações e empatia com o ucraniano
Em uma situação como esta, é natural que as pessoas reajam com dor e tristeza ao pensar nas vítimas desse conflito que toma proporções gigantescas e assustadoras. O vídeo de Sawa não foi diferente.
O vídeo foi comentado pela mídia japonesa em reportagens como do portal Real Live. Em um dia, foram mais de 426 mil visualizações e 2,7 mil comentários. Os internautas japoneses responderam com mensagens de apoio ao ucraniano.
Muitos pediram para ele não se esforçar demais nessa situação e falaram sobre como é difícil imaginar sua terra natal sendo invadida e destruida em uma guerra. Muitos seguidores também reagiram com admiração ao fato de que Sawa postou vídeo fazendo suas atividades de sempre apesar das circunstâncias.
É uma situação delicada e que ninguém é capaz de resolver. Os internautas também mostraram esse sentimento de tristeza e impotência por não conseguir fazer nada que possa ajudar, além de dar algumas palavras de apoio.