Tóquio – As bonecas infláveis do passado não se pareciam em nada com uma pessoa, mas as atuais podem ser facilmente confundidas com uma mulher de verdade. Quem chegou neste resultado e vem avançando cada vez mais no desenvolvimento dessas bonecas é a empresa japonesa Orient Industry, uma das líderes deste mercado.
Segundo uma reportagem do portal Nikkan SPA, a empresa viu a demanda por suas bonecas crescer exponencialmente depois da pandemia. Como muitas pessoas limitaram seus relacionamentos ao online, a necessidade de ter alguém por perto fez o interesse pelas bonecas aumentar.
A empresa também atendeu novas demandas que surgiram nos últimos anos e trabalhou no desenvolvimento de bonecas com um tato mais real e cheiro. Desde o início da fabricação, os investimentos eram focados em tornar as bonecas bonitas e com uma aparência que se confundisse com uma mulher de verdade.
Depois que os clientes falaram sobre o desejo de sentir um cheiro nas bonecas infláveis, a empresa trabalhou este conceito por 4 anos e passou 2 anos desenvolvendo modelos novos. Na pandemia, foram estes modelos com tato e olfato apurados que se tornaram mais populares.
E os clientes não se limitaram ao Japão. Ozawa, do departamento comercial da empresa, contou que muitas vendas também foram feitas na China e em outros países. E os homens não são os únicos interessados nas bonecas.
“Faz um ano que lançamos os modelos com aroma e estes são os mais procurados atualmente. Com a pandemia, muitos relacionamentos ficaram entre os vídeos e imagens. Aumentou a necessidade pelo toque e o cheiro, algo que as bonecas podiam proporcionar”, explicou.
Leia também: Instituto japonês alerta para os riscos dos ventiladores portáteis: “pode explodir ao ligar depois de cair no chão”.
Demanda feminina por bonecas infláveis
Pode parecer que só os homens estão interessados neste tipo de “companhia” para suprir suas necessidades sexuais, mas a empresa tem uma grande parcela de clientes que são mulheres em busca de bonecos com aparência masculina.
Mas diferente dos homens, que normalmente querem as bonecas para finalidades sexuais, as mulheres buscam ter um em casa para outros propósitos. Na reportagem, o funcionário da empresa explicou que há artistas que querem bonecas ou bonecos para que façam poses para pinturas e mulheres cosplayers, que querem bonecos bem vestidos para sessões de fotos.
Há também razões mais românticas e emocionais. Algumas mulheres desejam um boneco realista para desabafar suas emoções, contar seus segredos e sentir-se na companhia de alguém confiável. Como boa parte da demanda não gira em torno do interesse sexual, mais comuns nos clientes do sexo masculino, a empresa passou a vender bonecos que não possuem funções para uso sexual.
Pode ser difícil de acreditar que um boneco bem feito seja capaz de substituir a companhia de uma pessoa real na vida de alguém, mas testes feitos com as bonecas infláveis mostraram que vão muito além de um “urso de pelúcia” ou outro objeto do tipo.
“Fizemos testes em universidades e em laboratórios de pesquisa e descobrimos que ao dormir com uma boneca realista, a sensação é de tranquilidade, como estar com outro ser humano na cama. Estamos trabalhando até nos esqueletos das bonecas. Há modelos que você toca os dedos e sente as articulações e isto faz sentir-se com uma pessoa de verdade”, explica Ozawa.
Em um futuro próximo, é possível que as bonecas se tornem companhias reais para quem sofre de solidão e talvez até ajudem a superar este sentimento que é responsável pela infelicidade e morte precoce.