Matsudo – As equipes de busca da polícia japonesa estão incansáveis desde sexta-feira (23), quando uma menina de 7 anos desapareceu na cidade de Matsudo, na província de Chiba.
A menina se chama Saya Minami e está no primeiro ano da escola primária. Por volta das 11h30 da manhã da última sexta-feira, ela saiu de casa sozinha, vestindo uma calça azul e uma blusinha rosa. Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que ela ia para algum lugar de patinete.
Na verdade, Saya tinha combinado de encontrar a mãe no parque na frente de casa para brincar. Mas algo aconteceu, ela desapareceu naquela manhã e alguns de seus objetos pessoais foram encontrados em um parque longe de casa.
O programa Mr. Sunday, da emissora Fuji TV, apresentou o possível trajeto da menina desde o momento em que saiu de casa e nisto, três mistérios ficaram no ar. Perguntas sem respostas que a polícia está tentando entender enquanto procura pela menina, que já está há três dias desaparecida.
Leia também: Tensão em Tóquio: homem tenta levar um bebê embora do carrinho da mãe.
A menina foi para longe de casa
De acordo com a família, ela tinha combinado com a mãe que iria ao parque na frente de casa para brincar, mas a menina não apareceu. A mãe saiu de casa cinco minutos depois da filha e quando foi ao parque, ela não estava em lugar nenhum.
A mãe andou por tudo em volta de casa, mas como não encontrou a filha, chamou a polícia pelo número de emergências. Isto foi por volta das 15h, mais de três horas depois do desaparecimento.
Uma hora depois de acionar a polícia, o patinete de Saya foi encontrado em outro parque, o Katori no Mori Kouen em Nagareyama, que fica a 1,2 quilômetros de distância de casa. A menina já tinha brincado neste parque outras vezes, mas isto é parte das perguntas sem respostas: por que ela não apareceu no parque depois de ter combinado com a mãe? E por que foi até um parque longe de casa?
Os sapatos na margem do rio
Não foi só o patinete. No domingo (25), as buscas formadas por policiais e voluntários fizeram mais uma descoberta. Nas margens do Rio Edogawa, a cerca de 300 metros do parque onde o patinete estava, os sapatos de Saya foram encontrados, junto com suas meias.
Não é o tipo de lugar para uma criança brincar na água, ainda mais sozinha. Mas por algum motivo, Saya deixou seus sapatos ali e desapareceu. O espaço é amplo e como também existe a possibilidade de um afogamento, as equipes estão investigando a área.
A polícia considera duas possibilidades em um caso de desaparecimento infantil: um acidente ou envolvimento criminoso. Neste caso, há muitas perguntas e poucas respostas e a menina segue desaparecida há mais de três dias. A polícia divulgou o número 047-369-0110 para contato caso alguém tenha visto algo na região de Matsudo ou Nagareyama e tenha alguma informação que possa ajudar.