Matsudo – É um perigo quando idosos com demência acabam saindo de casa sozinhos. Desorientados, eles não sabem para onde ir, como voltar para a casa ou onde moram e nessas circunstâncias, podem passar um bom tempo na rua e correr todo o tipo de risco.
Um idoso na faixa de 80 anos, morador da cidade de Matsudo, na província de Chiba, poderia ter passado por algum problema sério se não tivesse cruzado o caminho de quatro meninas, de 13 e 14 anos, que perceberam a situação.
Uma reportagem do programa Mezamashi-8 da Emissora Fuji conversou com as meninas para saber exatamente o que aconteceu naquele dia. Eles caminharam pelo mesmo lugar onde elas encontraram o idoso e as estudantes explicaram o episódio.
“Foi no dia 13 de janeiro”, contou uma das meninas, Yui Kitajima. “As atividades do clube esportivo tinham acabado e a gente ia voltar para a casa. Estávamos paradas, coversando na frente de uma placa com um mapa, perto da escola, quando o senhor apareceu”, relatou.
O idoso apontou para a placa e perguntou como fazia para chegar até a escola primária. Elas conversaram um pouco com o homem e logo perceberam que tinha algo de errado.
“A gente perguntou onde ele queria ir, mas ele não sabia. Perguntamos o que tinha perto da casa dele, mas ele também não sabia. Então a gente resolveu que o melhor era mandá-lo de volta para a família, mas o problema é descobrir onde ele morava”.
Depois de 30 minutos andando aos arredores com o homem, elas entenderam que seria impossível descobrir a casa dele deste jeito.
“Ele não reconhecia o lugar, ele dizia que nunca tinha visto antes. A gente viu que seria perigoso deixá-lo sozinho e resolvemos ir na polícia”, contou Mei Sato, outra garota do grupo.
O grupo de meninas levou o idoso ao posto policial mais perto. Os policiais conseguiram localizar a família, que estava procurando pelo homem. Ele conseguiu voltar para a casa em segurança.
Leia também: Jovem encontra barata morta em lanche do McDonald’s e agita o Twitter no Japão: rede investiga o caso.
Homenageadas pela polícia
Atitude correta permitiu que o idoso voltasse em segurança para a casa e elas ganharam uma homenagem dos policiais. Reprodução / FNN.
O caso aconteceu em um fim de tarde, no inverno e estava escurecendo. As meninas tomaram a decisão certa. Se não tivessem dado atenção ao homem ou deixado sozinho onde estava por não saber o que fazer, o idoso que sofria demência dificilmente teria conseguido voltar para a casa naquela noite.
As garotas receberam uma homenagem no posto policial ao leste da cidade de Matsudo e uma gratificação pela atitude. Não é difícil que uma situação como esta ocorra e para a população em geral, é importante ficar atento ao se deparar com idosos em situação de confusão mental. Tem grandes chances de ser alguém com alzheimer ou outro tipo de demência, que está precisando de ajuda.
Mas não é fácil raciocinar na direção certa em uma situação inesperada como essa. Até mesmo as meninas reconheceram que conseguiram tomar a melhor atitude porque estavam em um grupo.
“Minha amiga disse para irmos na polícia e a gente concordou que era o melhor a fazer, eu fiquei pensando no que eu teria feito se estivesse sozinha”, comentou Ami Hanazaki.
Outra menina, Sayaka Iga, tomou o caso como um exemplo que não deve ser esquecido.
“Mesmo se estiver sozinha, quero ser capaz de conduzir a situação deste jeito. Se estiver sozinha estamos ambos com problemas e o melhor a fazer é levar na polícia”, comentou.