Osaka – Muitas cidades japonesas já emitiram alertas sobre a aparição de macacos nas zonas urbanas e nesta semana, uma nova situação mostrou que a questão não é exclusiva de quem vive nas regiões interioranas.
Um primata da espécie macaco-japonês, muito presente em todo o arquipélago nipônico, surpreendeu moradores da cidade de Osaka, uma das mais populosas do país. O macaco, que foi reconhecido como um macho, apareceu andando habilmente entre fios de postes de luz e em cima dos telhados das casas.
O caso aconteceu em um bairro residencial do distrito Nishiyodogawa. De acordo com uma reportagem da emissora Fuji, os moradores relataram o caso, tiraram fotos e gravaram vídeos na manhã de segunda-feira (13).
Houve relatos também na cidade de Toyonaka e é possível que o macaco tenha se deslocado por 8 km no sentido sul.
Muitas pessoas disseram terem visto o macaco e até a polícia foi acionada. A reportagem da Fuji mencionou que um especialista (que não teve o nome divulgado) disse que se trata de um macho e que é comum que esses macacos busquem por um novo bando para se integrar e nisto, se deslocam por vários quilômetros.
E Osaka acabou sendo palco da busca do macaco solitário por um novo bando para se juntar.
O alerta foi de que as pessoas não se aproximassem caso o macaco estivesse muito perto, pois poderia ser perigoso. Os animais costumam ser dóceis e até estão presentes em muitos pontos turísticos no Japão, mas podem agir agressivamente mediante ao estresse ou medo.
“Eu vi um macaco no telhado agora há pouco, foi assustador. Jamais pensei que eles poderiam aparecer em uma região como essa”, comentou um dos moradores de Nishiyodogawa que viu o animal na manhã de segunda-feira.
Moradores levaram um susto em Osaka e o macaco pode ter percorrido 8 km. Reprodução / FNN.
Leia também: Os macacos selvagens que estão invadindo zonas urbanas no Japão: “pulam em carros, atacam objetos”
O aparecimento de macacos em cidades como Osaka é um evento raro, mas em cidades menores e principalmente próximas de montanhas e das regiões que são habitat dos primatas, não é difícil ser surpreendido por um macaco a qualquer hora do dia.
Isto tem acontecido com mais frequência desde o último ano, de acordo com reportagens na mídia japonesa. No ano passado, houve aparições de macacos da mesma espécie em cidades da província de Nagano, como Azumino e Iida e também em Ibaraki.
Na província de Saga, no sul do país, um macaco causou transtornos ao comer todos os morangos de uma plantação. Houve também casos em Hiroshima. Há muitas preocupações quanto ao surgimento desses macacos na cidade. Há o risco de pessoas acabarem atacadas, além de ter objetos furtados e plantações destruídas.
Não há muitas informações sobre o que tem feito os macacos saírem de suas regiões para entrar nas cidades. Mas algumas cidades já tomaram medidas. Hatsukaichi, em Hiroshima, instalou um aparelho de GPS no pescoço de um macaco para verificar a rota por onde costuma passar e fazer possíveis mudanças nos trajetos escolares.