Tóquio – Os gatos costumam ser desconfiados e podem demorar um pouco para confiar em uma pessoa ou outro animal. Não é incomum ver gatos assustados na presença de cães enormes, mas há também os casos de amizade e cumplicidade.
E isto acabou surpreendendo Mari, uma japonesa que cuida de Guran, um cão da raça São Bernardo e tem também alguns gatos em casa, entre ele Noeru, uma gatinha de cinco meses de idade.
Mari surpreendeu milhares de usuários no Twitter ao postar, em sua conta (@mrmpdl), uma foto do flagrante que aconteceu em casa. Distraída, ela percebeu que Noeru não estava com os outros gatos e foi procurar. Quando saiu para o pátio da casa, viu a gatinha inclinada sobre as grades de Guran, a pata agitando o trinco para abrir a porta e libertar o amigo.
Do lado de dentro, Guran, que é um macho de 2 anos, parecia animado, cheio de expectativa para brincar com a amiga do lado de fora.
Em uma reportagem para a emissora Fuji, Mari contou que não foi a primeira vez que Noeru abrir a porta das grades e deixou Guran sair, mas foi a primeira vez que ela viu isso acontecendo e ficou muito surpresa.
“Eu nunca pensei que ela iria abrir as grades com esse propósito, de liberar Guran para brincar com ele. Fiquei muito surpresa. A diferença de peso dos dois é de 60 kg”, comentou.
Guran é um cão de grande porte e brincalhão, mas que pode parecer assustador para qualquer gato. De acordo com Mari, Noeru tem um comportamento fora do comum para sua espécie. Ela não parece se assustar na presença de outros animais bem maiores do que ela ou mesmo pessoas que nunca viu.
Em um vídeo publicado no Twitter, a gatinha aparece brincando com o cão entre as grades. Mari explicou que quando não tem ninguém por perto, costuma deixar Guran preso por precaução e Noeru fica livre para brincar. Mas parece que não há com o que se preocupar.
Além disso, a gatinha parece ter desenvolvido suas habilidades de abrir o trinco. Só um cadeado para impedir Noeru de abrir portas. Mari deu uma entrevista para a emissora Fuji e contou mais sobre a relação dos dois pets.
Leia também: População resiste no primeiro dia de uso livre de máscaras: no trem, lojas e escritórios, japoneses seguem com o acessório.
O que você pensou ao ver a gata salvando o cão?
Eu fiquei muito surpresa, jamais imaginei que ela chegaria ao ponto de abrir a porta para brincar com ele.
Por quanto tempo ela ficou tentando abrir a porta?
Ia ser problemático se ela tivesse conseguido abrir, então eu parei imediatamente. Os dois pareceram muito insatisfeitos.
Ela realmente estava tentando libertar o cão ou só pareceu isso?
Acho que realmente estava. Ela abre a porta para ele e quando ele sai, os dois ficam muito faceiros juntos.
Como é a personalidade deles?
Guran é muito dócil, gosta de pessoas e outros animais e não se importa nem quando alguém está bravo com ele. Ele brinca tanto que nem parece um cão tão grande, eu gostaria que ele se acalmasse um pouco (risos).
Noeru impressionou até mesmo o veterinário que disse que ela era “rara para um gato”. Não é nem um pouco tímida ou assustada, ela vai nos braços de qualquer um e não tem medo de animais maiores do que ela. Por causa dessa personalidade ela se dá muito bem com Guran e os outros gatos.
Como é a relação dos dois normalmente?
Eles se dão muito bem. Fazia um tempo que a gente não tinha um filhote de gato em casa e ele ficou faceiro, vem lamber e brincar. A Noeru também parece gostar muito dele e mesmo deixando ela livre para brincar, ela vai atrás das grades do Guran ou fica brincando com ele entre as grades mesmo.
A Noeru se tornou pro em abrir as grades?
Eu acho que ela sempre me observa abrindo as grades do Noeru e ela entendeu como é que faz para abrir. Eu vejo ela tocando no trinco de vez em quando, mexendo com a pata e quase conseguindo abrir. Mas se ela realmente masterizar essa habilidade, estamos encrencados.