Osaka – Na última semana, um vídeo postado no Twitter por um internauta japonês acabou gerando uma grande repercussão.
As imagens mostram um funcionário do Aeroporto Internacional de Kansai verificando e arremessando encomendas de clientes sem nenhum cuidado com os pacotes. Ele olha as etiquetas e joga os pacotes longe, sem se importar se vai causar algum dano.
O vídeo foi gravado na última semana e o post na rede social já reuniu mais de 1,9 milhões de visualizações, mais de 3 mil compartilhamentos e centenas de comentários. A publicação também foi abordada em uma reportagem da emissora Fuji, que conversou com o homem que gravou o vídeo, mas ele não teve o nome divulgado.
O homem se identifica como “Komame” no Twitter. Ele contou que estava na plataforma de observação do aeroporto quando percebeu o funcionário mexendo nos pacotes e ficou surpreso.
“Ele jogava os pacotes longes e eu fiquei chocado assistindo, por isso resolvi gravar. Eu só achei que era muito errado fazer isso com as encomendas das pessoas e sinceramente, perdi um pouco a confiança no serviço do aeroporto”, revelou.
Na publicação, muitos internautas também ficaram surpresos e criticaram a atitude do funcionário. Um usuário disse que o funcionário é pago para isso e deveria, no mínimo, fazer um bom serviço e que era triste assistir o descaso.
Outro internauta mostrou preocupação: “ele não está carregando os pacotes, está arremessando longe. Se tiver algo muito valioso dentro eu tenho certeza que o dono da encomenda odiaria saber disso”.
Ironicamente, o Aeroporto Internacional de Kansai foi eleito como o melhor do mundo na categoria de tratamento de bagagens e ganhou o prêmio do “World Airport Awards” de 2022.
A premiação é gerenciada pelo Instituto de Pesquisa sobre Serviços de Aeroportos do Reino Unido. E, mesmo assim, acabou com a imagem arranhada por causa do vídeo que ganhou repercussão.
Leia também: O idoso de 86 anos que tentou matar a vizinha a facadas depois de uma briga: “ela me fez de idiota”.
Tratamento de bagagens e encomendas
Por outro lado, muitos usuários da rede social comentaram que aquele tipo de tratamento com as encomendas é “normal” e é por isso que existe a possibilidade de colar os adesivos que indicam que o conteúdo da caixa é frágil, para que o funcionário responsável tome mais cuidado quando houver risco de danos.
Pode até ser “normal” para quem trabalha com esse tipo de serviço e o arremesso dos pacotes é uma forma de acelerar a organização das encomendas, mas isto não deixa de ser problemático e preocupante, principalmente para o cliente final ou os passageiros.
Em dezembro do ano passado, um caso parecido gerou grande repercussão na Austrália. Funcionários foram filmados enquanto arremessavam bagagens de passageiros na esteira, após um voo da Qantas que tinha acabado de pousar no Aeroporto de Melbourne.
O vídeo vai muito além de um comportamento que pudesse ser perdoado nesta situação. Os funcionários jogavam as malas e mochilas com uma agressividade desnecessária, correndo o risco de danificar as bagagens ou pertences dos passageiros. Depois da repercussão do vídeo, eles foram suspensos.
No caso de Kansai, o analista de viagem Kotaro Toriumi comentou o vídeo e considerou “lamentável” a atitude do trabalhador responsável pela gestão das encomendas.
“Há muitos casos assim em outros países, mas ver um caso no Japão é mais do que lamentável. Isto é um grande problema, principalmente para o Aeroporto Internacional de Kansai que tem uma excelente avaliação na gestão dos pacotes e bagagens”, comentou.
A administração do Aeroporto Internacional de Kansai também respondeu sobre o caso e um representante disse que iria reforçar a orientação da equipe que cuida dos pertences de passageiros e encomendas internacionais.
“Nós consideramos que esta forma de cuidar das encomendas é inadequada e vamos reforçar as orientações imediatamente para que não volte e a acontecer”, comentou.