Nihonmatsu – Alguns momentos de descuido e um acidente inesperado acabou acontecendo em um safari na província de Fukushima.
Ken’ichi Kato, de 53 anos, era o tratador de animais selvagens no Tohoku Safari Park, um dos principais locais de entretenimento na cidade de Nihonmatsu. Na tarde de quinta-feira (28), ele estava fazendo as atividades de manutenção no espaço ao lado da jaula dos leões quando foi pego desprevenido.
O homem devia estar bastante acostumado com o serviço e com os animais, porque, de acordo com uma reportagem da Emissora Fuji, estava na companhia de um colega no espaço ao lado de uma leoa e a porta da jaula, revestida por grades de ferro, tinha sido deixada aberta.
Parecia que nada ia acontecer e o colega chegou a deixar o local por um instante. Quando Ken’ichi ficou sozinho no espaço, a poucos metros da leoa, acabou sendo atacado.
O colega deu um depoimento e disse que não percebeu nada de anormal até ouvir os gritos da vítima. Ele voltou e conseguiu conter a leoa para tentar salvar o homem, mas já era tarde.
O tratador foi levado de ambulância ao hospital e morreu pouco depois.
Norichika Kumakubo, o vice-diretor do Safari, disse que todos ficaram estarrecidos com o ocorrido e que vão rever as medidas e instruções de segurança para que não volte a se repetir.
Enquanto isso, a polícia local abriu uma investigação para apurar uma possível morte provocada por negligência com a segurança. Ainda não se sabe se a administração será responsabilizada legalmente pelo caso.
Leia também: Os restaurantes de lámen estão falindo no Japão com a conta de luz 4x mais cara e preço alto dos ingredientes
Ataque de hipopótamos na China
Nesta mesma semana, houve outro incidente envolvendo animais selvagens e tratadores, desta vez em um zoológico na China. Um funcionário do Zoológico de Changsha, na província de Hunan, entrou em desespero quando percebeu que dois hipopótamos iniciaram uma briga para disputar o território.
Ele tentou separar os animais, foi atacado e passou por momentos de bastante tensão. O jornal europeu Daily Mail divulgou o caso e um vídeo que circulou nas redes sociais nos últimos dias. Inicialmente, é possível ver um local fechado que é onde os dois animais estavam em disputa.
A porta se abre e o tratador é lançado para fora, empurrado pelo hipopótamo. Ele corre para um lado, tenta se proteger e é atacado mais uma vez diante de muitos visitantes que observavam a cena espantados.
O homem conseguiu fugir do alcance do animal, mas as imagens são impressionantes.
Os leões podem ser bastante perigosos, mas os hipopótamos não ficam atrás. Este é um dos animais selvagens mais mortais do mundo pela força que carregam. Em maio, houve uma tragédia em Malawi, na África, quando um hipopótamo virou um barco com várias pessoas dentro.
O incidente deixou sete mortos, incluindo um bebê de apenas um ano.