Tóquio – Um menino japonês de 5 anos tem impressionado as redes sociais. Em uma publicação na rede X (o antigo Twitter), a mãe contou que o filho sempre ajudou no preparo do bentô (as marmitas) para o irmão de 2 anos.
Mas um acidente acabou mudando tudo dentro de casa. A mãe sofreu uma fratura grave com um diagnóstico médico de que precisaria de 1 ano de repouso para se recuperar. Isto bagunçou a rotina da família e o menino, que já estava acostumado a ver a mãe preparando as refeições, acabou tomando a dianteira.
De acordo com uma reportagem do Oricon News, a publicação teve grande repercussão e chegou a 5,5 milhões de visualizações. Muitos comentários mostravam espanto e admiração:
“É incrível demais”, disse um usuário. “Estou emocionada ao ver isso e sem palavras”, comentou outra.
Uma pessoa chegou a comentar que o infortúnio da mãe acabou se transformando na descoberta de um talento culinário.
A reportagem não divulgou o link da publicação e nem o perfil ou nome da mãe, apenas as imagens que foram compartilhadas. Quando postou na rede social, o menino tinha preparado a refeição do irmão no dia anterior e naquela manhã, levantou da cama às 5h30 para montar a marmita.
A mãe deu uma entrevista e contou mais detalhes sobre o comportamento do filho. Veja as perguntas e respostas abaixo.
Leia também: Casal é humilhado por idoso em um trem no Japão por causa do choro do bebê: “vocês são desqualificados como pais e como pessoas”
Qual foi a situação que acabou fazendo o menino preparar as refeições?
No início do ano, eu acabei caindo de uma estrutura superior que tem dentro de casa e fraturei o cotovelo esquerdo. Estive internada, passei por cirurgias e estou de recuperação por um ano. Foi um acidente terrível.
Depois que saí do hospital, o meu filho passou a me ajudar com as marmitas. Eu precisava preparar o bentô do meu filho mais novo, para que ele levasse para a creche e o mais velho disse animado que iria fazer. Ele começou a preparar e eu quis registrar esse momento, a gentileza e a força de vontade dele.
O que você achou ao ver o bentô que ele preparou pronto?
Eu fiquei preocupara em alguns momentos, como quando ele estava usando uma faca. Mas o tamagoyaki (omelete japonesa), por exemplo, ele fez bem melhor do que fazia antes. Foi melhorando dia a dia até que eu conseguisse observar ele sem sentir medo de nada.
Quando terminou de preparar, ele estava sorrindo e muito satisfeito com o que tinha feito. Eu, como mãe, fiquei feliz em ver.
O que o seu filho mais novo e o marido acharam?
O mais novo adora o irmão e ficou com os olhinhos brilhando quando recebeu a marmita, ele já queria comer. Na agenda da creche eles anotaram que ele comeu tudo e bem feliz. O meu marido ficou muito surpreso e elogiou muito. Nós dois elogiamos bastante e mostramos muita gratidão por ajudar na tarefa.
Com que frequência ele prepara as refeições?
Isto varia bastante e depende do momento. Tem semana que ele me ajuda todos os dias, tem vezes que fica um tempo sem fazer. Eu deixo ele preparar sempre que ele diz que quer. Fico feliz que ele tenha desenvolvido essa habilidade culinária com o treino, mas também quero que ele se divirta além disso.