Tóquio – O ano novo se aproxima e esta é uma época de celebração. No Japão, Brasil e outros países, é comum reunir família ou amigos, promover jantares, encontros noturnos e festas que duram longas horas.
No Japão, esta é também a época do “bonenkai”, as confraternizações que acontecem no fim de ano entre amigos e colegas de trabalho. Não são poucas as festas para participar no mês de dezembro e é fácil acabar ganhando alguns quilinhos a mais.
Em um artigo do portal All about, a nutricionista Akiko Okada alertou sobre os hábitos comuns nesta época do ano que provocam ganho de peso. Ela também explicou como aproveitar as festas e os banquetes sem se preocupar com a balança.
Alguns truques simples e um pouco de consciência podem garantir que o ano novo não comece de um jeito inesperado. Veja as dicas da nutricionista abaixo e aproveite para implementar nas próximas comemorações.
O álcool no ano novo
As oportunidades de beber álcool aparecem o tempo todo no fim do ano. É normal sentir fome enquanto bebe e neste processo, você acaba comendo além do necessário.
Quem já passou por isso? Ao beber álcool, as funções do fígado dão preferência ao organismo e a transformação do açúcar em energia é restringida. Por um momento, ocorre a baixa dos níveis de açúcar no sangue e a pessoa tende a sentir fome.
Por isso, quando for consumir bebidas alcoólicas e comer ao mesmo tempo, é importante escolher com consciência a comida. Evite o consumo de carboidratos nessa situação, pois essa energia é facilmente transformada em gordura. Prefira comer sashimi, frutos do mar e saladas junto com a bebida.
E as bebidas alcoólicas também são ricas em carboidratos, principalmente a cerveja comum. Outros tipos de drinques são mais adequados para não engordar, como as bebidas destiladas e os coquetéis “Highball”. Se gosta muito de cerveja, pode beber uma cerveja e um Highball como segundo copo ou escolher tipos de cerveja menos calóricos.
Leia também: Japonesa conta que trabalhou mais de 12 horas diárias e sem descanso por meses antes de pedir demissão: “devia ter saído antes”
Evite ter muito estoque
Nesta época do ano, é comum comprar mais doces, bolos ou encher a geladeira com as sobras do Natal e do ano novo. Se há muita comida em casa, doces, bolos, bolachas e aperitivos, é comum comer imediatamente assim que bate a fome. Se não houver nada de preparo rápido para comer em casa, é preciso esperar.
Não comprar demais no mercado é um conselho válido para qualquer época do ano. Se você tiver macarrão instântaneo em casa ou congelados, tende a preparar no dia a dia e resolver a fome em minutos. Mas ao mesmo tempo, baixa a qualidade da alimentação e consome mais alimentos ricos em gorduras e carboidratos.
Se gostar de comprar alimentos congelados, tente não exagerar na quantidade e deixe guardado no fundo do freezer, sem que fique fácil de acessar.
Passe longe do “combini”
Depois de confraternizações e ter bebido e comido com amigos e colegas, evite passar em qualquer loja de conveniência no caminho para a casa. As lojas têm muitas variações de doces, bolos, sorvetes e alimentos que podem dar vontade de comer só de olhar. O hábito de passar nessas lojas no caminho de casa acaba resultando em ganho de peso.
Quando terminar a festa de ano novo, procure ir direito para a casa.