Hiroshima – Uma casal que mora em um prédio de 53 andares acabou sofrendo uma tragédia em Hiroshima nesta semana. A filha, de apenas 3 anos, conseguiu ultrapassar as grades de segurança da sacada do apartamento e morreu depois de cair de uma altura de mais de 20 andares.
Segundo uma reportagem da Emissora Fuji, a polícia não revelou a posição exata do apartamento, mas disse que ficava entre o 20º e 30º andar. Depois de ouvir um estrondo, alguns moradores do prédio encontraram a menina caída próxima de alguns arbustos no jardim do prédio.
Ela foi levada ao hospital e teve a morte confirmada logo em seguida. Um banquinho foi encontrado na sacada e de acordo com o relato da família, a menina teria levado o banquinho de dentro de casa e posicionado perto das grades. Depois, usou o banquinho para conseguir atravessar e caiu.
Não havia ninguém por perto quando o acidente aconteceu e não há mais informações sobre a família. Porém, o caso acabou reforçando um alerta para esse tipo de acidente que é comum e tem vitimado muitas crianças pequenas todos os anos.
Uma pesquisa divulgada pela Emissora NHK mostrou que, entre os anos de 2011 e 2021, houve 124 casos de crianças menores de 14 anos que caíram ou pularam da sacada de seus prédios e morreram com o impacto da queda.
A Agência de Assuntos dos Consumidores do Japão investigou com mais profundidade 37 casos de mortes que ocorreram entre 2014 e 2018 e percebeu que a maioria é de crianças na faixa de 3 anos. Durante este período, cerca de 60% dos acidentes fatais foram com crianças que tinham entre 1 e 4 anos de idade.
Leia também: Japoneses contam sobre os piores chefes que já tiveram: “nos últimos 6 meses, 50 pessoas pediram demissão na empresa”
Como prevenir acidentes no prédio
O risco é evidente para quem tem criança pequena e mora em um prédio, em qualquer andar que não seja o térreo. Basta um pequeno descuido dos pais para que a criança resolva explorar a sacada e se tiver algum objeto próximo que ajude a ultrapassar as grades de proteção, é possível que um acidente ocorra.
A Agência de Assuntos dos Consumidores do Japão tem uma página sobre esses casos e reforça alguns pontos. É comum que os acidentes aconteçam no verão, porque é quando as famílias costumam abrir mais as portas da sacada e utilizar o espaço.
Muitos casos são de crianças entre 3 e 4 anos, algumas que ficaram brincando sozinhas no quarto com o acesso para a sacada liberado. Além disso, tem famílias que pensam que não precisam se preocupar porque vivem no segundo andar, mas mesmo a queda em uma altura menor pode provocar ferimentos graves e exigir internação.
Para prevenir esse tipo de acidente, é importante que os pais estejam muito cientes dos riscos e não deixem as crianças sozinhas em casa ou brincando por perto de uma janela aberta ou com fácil acesso para a sacada.
Outro cuidado é fiscalizar a sacada e observar se não há nenhum objeto que possa servir de degrau para que as grades de proteção sejam ultrapassadas. Em muitos casos de acidente, as crianças sobem em cima da parte externa do ar-condicionado, que normalmente fica na sacada do apartamento.
Para evitar isso, é importante trocar a posição do objeto e vigiar o acesso à sacada e janelas, trancando com chave sempre que houver risco de a criança abrir sozinha. Esse tipo de acidente pode ser evitado com consciência, cuidados e atenção por parte dos pais.