Tóquio – O custo de vida no Japão tem aumentado, enquanto a moeda japonesa segue desvalorizada. Nestas condições, algumas medidas que ajudem a reduzir as despesas mensais básicas, como a conta de luz, são muito bem-vindas.
Uma reportagem do Portal Joshi SPA! trouxe uma entrevista com o arquiteto e presidente da empresa de arquitetura Himatsu Kenchiku, Akinobu Hiramatsu. Ele tem um canal no Youtube voltado a passar informações úteis sobre construção de casas.
Hiramatsu contou que muitas famílias, na hora de construir suas casas, foram na direção contrária da economia de energia e tomaram decisões ruins na escolha dos materiais. E isto pode transformar a casa em uma “bomba de energia” e fazer com que o custo da conta de luz se torne elevado, principalmente no inverno e verão.
“O que mais afeta a conta de luz é a falta de isolamento térmico de uma residência. Até pouco tempo, os materiais isolantes tinham um ranking que ia até o nível 4. Nesta época, muita gente escolhia o nível 3 para reduzir o custo da construção. Porém, o nível 3 tem pouca capacidade de isolamento e hoje, este ranking vai até o nível 7”, explicou.
Por falta de recursos ou mesmo de consciência dos futuros moradores, muitas casas foram construídas com baixo isolamento térmico. A economia na hora de construir pode não compensar financeiramente.
Outra questão apontada pelo especialista são os velhos aparelhos eletrônicos que aquecem a água para o banho. Aqueles aparelhos que ficam na parede, próximo ao banheiro das casas japonesas e que basta ligar e escolher a temperatura desejada.
“As casas e apartamentos com esses aparelhos instalados estão gastando mais energia. O substituto ideal é o Eco Cute, que tem uma eficiência que é 3 a 4 vezes superior. Quem se identifica pode fazer a substituição”, recomenda.
Leia também: Enquanto muitos sonham com a moradia própria, pelo menos 9 milhões de casas estão abandonadas no Japão
Truques para economizar na conta de luz
O custo alto de energia mensal pode ter relação com os materiais utilizados na construção da casa, o que é uma questão mais complexa. Porém, o arquiteto diz que é possível baixar a conta de luz tomando algumas atitudes mais simples e baratas.
A primeira dica é para quem vive em casas mais antigas.
“As casas com pouco isolamento térmico também costumam ter telhados velhos. As casas antigas são mais espaçosas e o consumo de energia é maior. Uma sugestão é dividir os espaçøs e fechar por completo se tiver um quarto em desuso, isto vai evitar um gasto de energia desnecessário, principalmente no inverno”, diz.
Outra recomendação para aumentar o nível de isolamento de casas e apartamentos é investir em uma cortina térmica. Essas cortinas são chamadas de “Dannetsu Kaaten Raina” (断熱カーテンライナー em japonês) e estão disponíveis em sites de compras como a Rakuten e Amazon.
São cortinas que ajudam a manter a temperatura dentro de casa, evitando a passagem do frio ou calor da rua. É uma medida de baixo custo e que será útil tanto no inverno quanto no verão.
“Se você tiver uma cortina dessas, vai melhorar a performance da temperatura dentro de casa se usar um aquecedor ou ar-condicionado. E o melhor é que normalmente elas custam menos de ¥2 mil”, sugeriu.
Quem está para comprar uma casa ou construir do zero, deve se preocupar com os materiais e lembrar de que um investimento maior na construção será uma economia no futuro. E para quem tem planos de viver por muito tempo no mesmo local, Hiramatsu também deu uma sugestão.
“Pense em quanto tempo você quer morar na casa que vive hoje. Se for bastante e a casa for antiga, pode compensar mais reconstruir do que reformar. As casas que foram construídas para economizar energia e tem realmente uma boa performance, deixam a sua conta de luz bem mais barata”.