A Toyota Motor East Japan, localizada em Ohira, Miyagi, anunciou que retomará a produção de três modelos de veículos em setembro, após a suspensão devido a uma fraude na certificação de designação de modelo. Os modelos afetados, Yaris Cross, Corolla Fielder e Corolla Axio, tiveram a produção interrompida desde 3 de junho.
A decisão de retomar a produção foi tomada após a liberação dos modelos pelo Ministério de Terras, Infraestruturas, Transportes e Turismo (MLIT), que confirmou a segurança dos veículos. A notícia foi divulgada na última quinta-feira (1º), um dia após a aprovação do MLIT.
A suspensão impactou não apenas a Toyota Motor East Japan, mas também diversos fornecedores de autopeças, causando preocupações em toda a cadeia de produção. A empresa não especificou a data exata para a retomada da produção, afirmando apenas que ocorrerá no início de setembro.
Em um comunicado, a Toyota expressou seu arrependimento pela situação: “Pedimos profundas desculpas pela inconveniência e preocupação causadas aos nossos clientes, fornecedores e revendedores. Estamos nos preparando para retomar a produção para que possamos entregar os veículos o mais rápido possível”.