Todo ano, entre julho e agosto, o céu nos presenteia com uma das mais espetaculares chuvas de meteoros: as Perseidas. Este evento, que encanta observadores do mundo todo, é especialmente visível no hemisfério norte, tornando-se uma excelente oportunidade para quem observa do Japão.
O Que São as Perseidas?
As Perseidas são uma chuva de meteoros originada pelos detritos deixados pelo cometa Swift-Tuttle. Este cometa completa uma órbita ao redor do Sol a cada 133 anos. Quando a Terra atravessa o rastro de poeira do cometa, as partículas entram na atmosfera terrestre a uma velocidade de cerca de 60 km/s, queimando e criando riscos brilhantes no céu.
Quando e Onde Observar?
Em 2024, o pico será na noite de 12 de agosto. Este é o melhor momento para observar, pois a taxa de meteoros pode chegar a 100 por hora em condições ideais. No Japão, é recomendável começar a observação após a meia-noite, quando a lua já terá se posto, proporcionando um céu mais escuro.
As Perseidas poderão ser vistas desde a noite de domingo (11), por volta das 21h. Embora a quantidade seja pequena, é possível avistar até cerca de 5 meteoros em um local bem escuro. Na noite seguinte, em locais sem luz elétrica, pode-se ver cerca de 12 meteoros às 21h, 13 à meia-noite e 21 às 3h.
Na terça-feira (13), às 3h, o pico deve ocorrer, com até 42 meteoros. Para quem prefere observar mais cedo, são estimados 12 meteoros às 21h e 31 à meia-noite.
Dicas para uma Boa Observação
- Escolha o Local Certo: Procure áreas afastadas das luzes da cidade. Locais em regiões montanhosas ou no campo oferecem as melhores condições para observar o céu noturno.
- Ajuste Seus Olhos ao Escuro: Dê aos seus olhos cerca de 30 minutos para se ajustarem à escuridão. Evite usar lanternas brilhantes; se precisar de luz, use uma lanterna com filtro vermelho.
- Olhe para o Norte: Embora os meteoros pareçam irradiar da constelação de Perseu, é melhor olhar para a parte mais escura do céu, que geralmente é diretamente acima.