O governo japonês revelou uma nova rodada de subsídios para combater o impacto do aumento dos preços da energia. A partir de agosto, serão concedidos subsídios adicionais para as contas de eletricidade e gás por um período de três meses. Além disso, o apoio contínuo para manter os preços da gasolina baixos será mantido ao longo do restante do ano.
Para financiar essas medidas, o governo decidiu alocar aproximadamente 980 bilhões de ienes do fundo de reserva para o orçamento do ano fiscal atual. Esta decisão ocorre após o uso do orçamento suplementar do ano fiscal anterior para cobrir os custos iniciais.
O fundo de reserva, que tem um limite máximo de 1 trilhão de ienes, será quase totalmente utilizado para esta finalidade. O Gabinete está previsto para aprovar esses gastos na próxima semana.
Com mais de 10 trilhões de ienes já destinados a medidas de alívio para a eletricidade, gás e gasolina, o governo enfrenta o desafio de equilibrar a necessidade de suporte financeiro com a sustentabilidade dessas medidas. O impacto contínuo do aumento dos preços exigirá um monitoramento cuidadoso para garantir que as necessidades das pessoas sejam adequadamente atendidas.