Após anos da tentativa de criação de um universo compartilhado de super heróis, a Warner DC jogou a toalha. Apesar de diversas tentativas e dezenas de filmes, a Warner nunca conseguiu trazer um mundo compartilhado convincente. Apesar de ter os maiores super heróis da cultura pop, a empresa de entretenimento não conseguiu perseguir a rival, Marvel, neste quesito. Apesar de alguns filmes bons, nada chegou perto, nada.
A jogada mais ousada que a Warner fez, após a fusão com a Discovery, foi colocar James Gunn para reger esse universo. Mas será que Gunn conseguirá competir com as decisões acertadas (até certo ponto), que Kevin Feige teve na rival?
Leia também: That’s 90s Show estreia na Netflix
Corrigindo os erros da antiga Warner DC
É difícil pensar que esse tempo todo, nem mesmo o Superman conseguiu salvar a Liga da Justiça. Parece piada, mas apesar de bons filmes solo, a saída de Zack Snyder da direção da Liga, o filme acabou virando uma “paródia” dos filmes dos Vingadores. O filme não agradou e acabou marcando o fim dessa ideia de um universo dos heróis no cinema da empresa.
Leia também: Estreia a série The Last of Us na HBO
Porém, as mudanças começaram a permitir que, esse Snyderverse aparecer e a Warner deve ter se arrependido muito dos erros que cometeu. E após uma adaptação meia boca do Esquadrão Suicida, Gunn chegou e fez a sua versão. Ele não tem medo de ousar a fazer coisa “ruim” ficar boa.
O papel dele foi tão bom em revitalizar a DC, que fez uma série do Pacificador, que pegou o pior do Esquadrão e transformou em algo muito interessante. Por isso, Gunn parece ser a pessoa certa para ficar atrás dos planos de um futuro para a criação de um universo compartilhado.
Leia também: Emancipation – Um ótimo filme da Apple Tv
James Gunn chega acabando com o passado
E mesmo com um futuro promissor, filmes do Aquaman, Shazam e Flash foram adiados e podem nem chegar a ser lançados. Antes do anúncio de Gun na direção da DC, o filme da Batgirl foi cancelado após ser finalizado. Nem mesmo o filme do Adão Negro, com The Rock, escapou de ter sua possível sequência cancelada.
Após o cancelamento de todas as séries, Titãs e Patrulha do Destino também tiveram novas temporadas canceladas. Parece que só o que vai escapar mesmo vai ser o filme do Flash e o universo do Esquadrão Suicida e Pacificador, além de novos filmes de The Batman e Joker, que devem seguir, independentes desse universo de Gunn.
Leia também: O Gato de Botas: O Último Desejo
Nem tudo novo
Apesar desses sobreviventes, é bem possível que James Gunn aproveite o filme do Flash para iniciar um reboot e explicar as mudanças. Diferentemente de Feige, Gunn é assíduo no Twitter e vive respondendo dúvidas dos fãs por lá. Isso é muito bom, já que as redes sociais tem grande parte de quem consome esse conteúdo.
Não há nada de errado em começar de novo. Errado mesmo é ignorar o que os fãs querem. Fortalecer personagens como Superman, Batman e Mulher Maravilha é apenas o mais óbvio. Gunn também já disse que seu foco é trabalhar com base nas animações da Liga da Justiça e da Liga da Justiça Sem Limites, duas das melhores histórias das animações da Warner Dc. Ao fazer isso, ele fala a mesma língua dos fãs, já que ele faz parte deles.
Leia também: Pinocchio de Guillermo Del Toro é uma animação para arrancar lágrimas
Talvez, não teremos nunca algo parecido com a Marvel, mas isso é de se esperar. A” fórmula de sucesso da Marvel” já está batida, após uma década e se é necessário alguém para mudar isso, sem dúvida James Gunn é alguém que pode fazê-lo.