O filme Tetris da Apple TV tem o potencial de chamar sua atenção desde o trailer, pois revela a incrível história por trás de um dos jogos mais bem-sucedidos. Este filme destaca que o mundo dos jogos esconde tramas políticas surpreendentes, algo que geralmente não associamos aos jogos. Isso ilustra a riqueza de cada produção e como o cenário dos jogos era complexo e influente não apenas na cultura dos games, mas também na geopolítica da época.
Leia também: Loki volta em 2º temporada eletrizante
Quase todo mundo já jogou Tetris pelo menos uma vez na vida, mesmo que tenha sido apenas uma das milhares de versões e fases disponíveis. Mas, surpreendentemente, este jogo foi revolucionário e marcou o início do sucesso da indústria de videogames. Ainda mais surpreendente é descobrir onde e como ele foi criado e o contexto que o tornou tão relevante.
Leia também: Finch – O filme de Tom Hanks que não está na Netflix
Comprando os direitos de Tetris
Em 1988, quando a indústria de videogames não era a bilionária que conhecemos hoje, e os direitos autorais de jogos ainda eram uma questão em desenvolvimento, quem imaginaria que Tetris valeria milhões? Naquela época, ganhar 10 mil dólares com um jogo era considerado um grande feito. É nesse cenário que conhecemos Henk Rogers (interpretado por Taron Egerton), um programador de jogos que descobriu o que viria a ser uma sensação em uma feira de tecnologia. Há quase 40 anos, o conceito de se tornar milionário com um jogo era um sonho distante, uma vez que a jogabilidade dos jogos era um grande desafio.
Leia também: For All Mankind – Apple Tv
Naquela época, as opções de jogos eram limitadas. Computadores pessoais e consoles não tinham os recursos avançados que temos hoje, e os jogos precisavam ser muito mais intuitivos para prender a atenção das pessoas, mesmo sem contar com histórias elaboradas e gráficos coloridos. O minimalismo dos jogos só era superado pela genialidade dos criadores.
Leia também: Barbie e a crise de identidade
A política e o Japão antes da bolha
O filme também explora o contexto político da Guerra Fria, onde o Japão estava na vanguarda da inovação em jogos, mas enfrentava um desafio importante: a União Soviética. O filme demonstra como o mundo estava à beira de uma nova ordem econômica global, com o Japão prestes a se tornar a maior economia, mas ainda dependia de relações difíceis com a União Soviética, um país fechado para o resto do mundo. Esta parte da história é apresentada com maestria e nos mostra como o mundo político influenciou o desenvolvimento do jogo.
Leia também: A Pequena Sereia em live-action
O poder de um jogo
Apesar das complexidades políticas da Guerra Fria e da falta de internet, Tetris superou as barreiras e chegou às mãos de Rogers, que estava determinado a fazer parte dessa história. O suspense criado no filme, digno de um thriller de espionagem, prende a atenção de uma forma inesperada e torna o filme Tetris uma experiência que vale a pena. Você pode assisti-lo na Apple TV.
Leia também: O Rei Macaco