Aomori – Um cão da raça akita que gosta tanto da neve a ponto de se recusar a voltar para a casa está fazendo sucesso no Twitter. Há um ano, o dono, que não revela o nome, fez uma conta na rede social para o cão, chamado de Hidemaru Tsugaru, ou simplesmente “Maru”.
Maru é um macho de três anos, que vive com o dono na província de Aomori. Recentemente, durante uma caminhada na região coberta de neve, o cão fez a festa, enfiou a cabeça na neve, sujou os pelos, correu e brincou. Mas, na hora de ir embora, não quis sair do lugar.
A cena rendeu um vídeo que foi postado na conta de Maru @tsugaruhidemaru. O vídeo de sete segundos mostra o dono puxando a coleira, o focinho torto do cão da raça akita, que se recusa a sair do lugar.
É possível ver a verdadeira batalha que aconteceu: de um lado, Maru que não quer sair da neve e voltar para a casa, de outro, o dono que está com frio e com pressa de voltar. O vídeo rendeu 13 mil reações e muitos comentários. Os internautas acharam a cena engraçada e ao mesmo tempo, bonitinha.
A história do cão Maru também foi parar na mídia japonesa, em portal como o Maidona News e a Fuji TV. O dono de Maru deu uma entrevista para a Fuji e contou detalhes do dia em que o cão se recusou a voltar para a casa.
Leia também: Este bebê japonês, que tenta tocar o rabo da gata e não consegue, é a coisa mais fofa que você vai ver hoje.
1. O Maru parou de repente na caminhada?
Quando ele percebeu que estava sendo conduzido para o caminho de volta para a casa, ele simplesmente se sentou e não quis mais andar. Eu pensei “Ah pronto, vai começar”. Não foi a primeira vez. Isto geralmente acontece na temporada de neve.
2. Quanto tempo levou até conseguir voltar para a casa?
Ele ficou parado de 5 a 10 minutos. Ele não queria andar em nenhuma direção, ficou apenas me olhando, sentado.
3. Ele faz isso por gostar da neve ou da caminhada?
Acho que é por causa dos dois. Ele adora a neve e adora sair para caminhar. Quando ele era pequeno, ele fazia a mesma coisa, mas era só pegar no colo e levar para a casa. Agora é bem difícil fazer isso, não consigo obrigá-lo quando ele não quer andar.
4. Como você resolveu a situação?
Ele parecia que não brincou o suficiente, então eu comecei a brincar com ele, de um lado para o outro. Ele se levantou e começou a correr, feliz, e então enquanto brincava, fui conduzindo para o caminho de casa e ele foi me seguindo. O Maru já vai fazer 4 anos e percebo que ele já entende as coisas. Ele percebe até onde podemos ir em um dia de passeio.
5. Maru é da raça akita e como é sua personalidade?
Normalmente ele é muito calmo e gentil. É um cão que está muito acostumado e adaptado com as pessoas e é totalmente desqualificado como cão de guarda (risos). Ele é amigável com qualquer pessoa, vai com qualquer um que se aproxime e é muito amigável também com outros animais. Mas ele é grande e outros cães menores ficam com medo e fogem dele.