Katsuyama – Os moradores de Katsuyama, uma cidade próxima das montanhas na província de Fukui, estão aterrorizados. Os ursos têm aparecido em campos de cultivo de alimentos e quintais de residências. Eles roubam frutos e alimentos das casas e quando percebem a presença de alguém, podem ficar assustados e atacar.
Não são raros os confrontos entre ursos e pessoas no Japão e em um muitos casos, há feridos e até mortos. Por isto, uma patrulha da prefeitura local tem rondado a cidade, mas os moradores estão com medo de sair nas ruas.
A situação da cidade foi relatada por uma reportagem da Emissora Fuji, que contou que, desde o mês passado, o número de ursos que já foram flagrados por moradores é 7 vezes maior do que os registros de 2022. Foram 22 ocorrências e um pouco mais de um mês.
A província já estava em alerta por causa das condições atuais das montanhas. A bolota, fruto dos carvalhos, está em escassez e havia uma expectativa de que os ursos aparecessem na cidade em busca de comida. Algo parecido aconteceu em 2020, mas este ano, houve uma variação do período por causa do calor duradouro no início do outono.
Leia também: Das “meias kotatsu” ao “kairo” reutilizável: veja 5 itens para se aquecer no inverno japonês
O pânico dos moradores com os ursos
No último dia 13, uma patrulha da prefeitura foi fazer uma verificação na região da cidade que tem registrado a maior aparição de ursos, por causa da proximidade com a montanha. Em uma lona deixada sobre uma plantação, havia pegadas de ursos e a localização era apenas 150 metros de distância de uma escola infantil.
Um morador disse que os caquis desapareceram e na noite anterior, um urso tinha aparecido perto de casa.
“Eu acho que ele percebeu que não tem mais fruta e foi para outro lugar. Estamos com muito medo, a gente não consegue sair de casa à noite por causa deles”, relatou.
O cuidado se tornou vital para esses moradores e não é exagero. As aparições de ursos e incidentes também estão acontecendo em outras cidades e províncias japonesas. Em três províncias na região central do Japão, as ocorrências estão maiores este ano.
Os dados das prefeituras mostram que de abril a setembro, a província de Gifu registrou 436 aparições de ursos, em Mie foram 15 e em Aichi, 14. Em comparação com o ano passado, os dados de Gifu são duas vezes maiores.
Quem subir as montanhas durante este outono para admirar as cores da estação, deve tomar bastante cuidado. Segundo a reportagem da Emissora Fuji, caso perceba a presença de um urso, o ideal é se afastar devagar e silenciosamente se o urso não tiver percebido.
Porém, se for visto pelo urso, é recomendado se afastar devagar, sem dar as costas para o urso, correr ou gritar. Carregar algo que faça barulho, como um apito ou rádio, pode ajudar também a manter os animais afastados.