Tóquio – O boneco espantalho, que fica de braços abertos na plantação, veste alguns trapos e usa um típico chapéu de palha, é coisa do passado. No Japão, um novo tipo de espantalho tem feito sucesso e a função vai muito além de espantar as aves.
O “Monster Wolf” é uma fera que os japoneses inventaram. Inspirado em um lobo, o robô de pelugem negra tem um focinho assustador, olhos vermelhos e produz uma série de sons. Inclusive consegue falar de um jeito ameaçador com qualquer um que tentar se aproximar:
“Eu não vou te perdoar!”
Uma reportagem da Emissora Fuji apresentou a fera e contou que já virou uma febre em plantações. Diferente do tradicional espantalho que simula a presença humana e afugenta as aves, o “Monster Wolf” é capaz de deixar qualquer animal selvagem longe da plantação e pode até espantar algumas pessoas.
Testes já mostraram a reação de veados e javalis ao se aproximar de uma plantação protegida pela fera. Até mesmo os ursos, que são bem maiores e fortes, saem correndo assustados ao perceber o espantalho robótico.
É possível que se torne cada vez mais comum se deparar com um deles em regiões agrícolas do Japão. A fabricante vende o robô a ¥600 mil (cerca de R$ 21 mil pela taxa de câmbio atual) e já entregou 160 unidades aos compradores.
Leia também: Os jovens que foram surpreendidos por uma família de ursos em floresta ao norte do Japão: veja o vídeo.
As múltiplas funções da fera
Equipada com 50 tipos de gravações, a fera também pode ser gentil com turistas. Reprodução / FNN.
O robô assustador não serve apenas para proteger plantações de animais selvagens. Ele pode ser utilizado com outros objetivos também, como proteger regiões residenciais da invasão de animais que oferecem risco aos moradores.
Muitas cidades japonesas estão tendo que lidar com a presença constante de ursos, que saem das zonas florestais atrás de comida, invadem jardins e até residências. Quando estão assustados ou se sentindo ameaçados, podem atacar, ferir ou mesmo matar uma pessoa.
Outro uso que está sendo estimado é de forma turística. Embora o robô seja capaz de assustar uma pessoa e pode mesmo fazer uma criança chorar, também atrai curiosidade e pode ser programado para agir de forma mais gentil.
O “Monster Wolf” é equipado com mais de 50 sons e falas em japonês. Se for colocado no observatório de uma montanha, ele não só afastaria os animais selvagens do topo, como poderia dar as boas-vindas aos turistas e fazer graça.
Mesmo que aja de forma gentil, as feições de fera e os olhos vermelhos não deixam de causar estranheza ou assustar os turistas, mas transformam o robô-lobo em uma atração.